Publicação: Superdotação e TDAH: adaptação transcultural e validação de um instrumento de identificação da dupla excepcionalidade
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Data
Autores
Orientador
Omote, Sadao 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Dupla Excepcionalidade pode ser definida pela existência de uma alta performance, habilidade, talento ou potencial, que ocorre junto a alguma desordem psiquiátrica, neurológica, comportamental, sensorial, física ou educacional. Nas últimas décadas, constatou-se um tímido aumento no número de investigações empíricas sobre a relação entre a Superdotação e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Com base nesse duplo diagnóstico, esta pesquisa consistiu em uma investigação transversal, exploratória, de natureza metodológica, a qual teve por objetivo adaptar transculturalmente uma escala inédita em contexto brasileiro, a Escala de Identificación de Estudiantes Doblemente Excepcionales – versão para professores, bem como investigar qualidades psicométricas, baseando-se nos estudos de evidências de validade de itens e da estrutura interna. Com o intuito de atingir os objetivos, a presente investigação foi dividida em quatro estudos: o primeiro teve por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura internacional; o segundo, adaptar transculturalmente a escala; o terceiro, efetuar o estudo de validade de itens da versão adaptada, enquanto, finalmente, o quarto estudo objetivou investigar evidências de validade, baseando-se na estrutura interna do instrumento. Os procedimentos metodológicos contemplaram a tradução para o português e a retrotradução para o espanhol, a adequação semântica, idiomática e conceitual pelos especialistas, e a verificação de clareza e compreensão, por meio da avaliação da população-alvo e, assim, o estudo-piloto. Participaram das fases de tradução, retrotradução, adequação semântica e conceitual, harmonização e avaliação pela população-alvo um total de 48 indivíduos, incluindo tradutores, pesquisadores da temática, especialistas em adaptação de instrumentos e representantes da população-alvo. Posteriormente, o instrumento foi aprovado pelos autores do modelo original e foi realizado o estudo piloto, aplicando-o em uma amostra não probabilística, selecionada por conveniência, de 271 professores de escolas vinculadas à Diretoria de Ensino, Regional de Marília, que cumpriam um dos seguintes critérios de inclusão: a) professores que atuam ou atuaram com estudantes com Dupla Excepcionalidade; b) professores que atuam ou atuaram com estudantes com TDAH ou c) professores que atuam ou atuaram com estudantes com Superdotação. Concluiu-se, após as análises estatísticas, que houve a necessidade de redução no número de itens do instrumento, de 39 para 32. A redução do instrumento resultou na diminuição dos resíduos (erros de mensuração) e na melhoria dos índices de validade e precisão. Vale ressaltar que a estrutura do modelo original não foi modificada em seus fatores, e os itens que não se ajustaram foram eliminados do instrumento e não realocados para outro fator. O novo modelo teve um melhor ajuste, com excelentes indicadores, embora com resíduos, o que pode indicar a necessidade de novos estudos de validação. A análise das cargas fatoriais do modelo reduzido indicou que o problema não está nos itens do instrumento, mas pode estar relacionado à amostragem ou a possíveis vieses de resposta. Isso sugere que a formação docente insuficiente sobre a temática pode ter influenciado os resultados. Concluiu-se também que o instrumento foi capaz de diferenciar os três fenômenos investigados – Superdotação, TDAH e Dupla Excepcionalidade, ou seja, apresentou evidência de validade discriminante, o que demonstra sua utilidade prática na identificação e no acompanhamento desses estudantes.
Resumo (inglês)
Twice-Exceptionality can be defined as the presence of high performance, ability, talent, or potential occurring alongside a psychiatric, neurological, behavioral, sensory, physical, or educational disorder. In recent decades, there has been a modest increase in empirical research on the relationship between Giftedness and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Based on this dual diagnosis, this study consisted of a cross-sectional, exploratory, methodological investigation aimed at cross-culturally adapting a novel scale for the Brazilian context, the Escala de Identificación de Estudiantes Doblemente Excepcionales – teacher version, as well as investigating its psychometric properties by examining validity evidence related to item analysis and internal structure. To achieve these objectives, the study was divided into four phases: the first phase aimed to conduct an integrative review of the international literature; the second phase involved the cross-cultural adaptation of the scale; the third phase focused on item validity analysis of the adapted version; and finally, the fourth phase investigated validity evidence based on the instrument’s internal structure. The methodological procedures included translation into Portuguese and back-translation into Spanish, semantic, linguistic, and conceptual adaptation by experts, and an assessment of clarity and comprehension through evaluation by the target population, followed by a pilot study. A total of 48 individuals participated in the translation, back-translation, semantic and conceptual adaptation, harmonization, and target population evaluation phases. This group included translators, researchers in the field, specialists in instrument adaptation, and representatives of the target population. Subsequently, the instrument was approved by the authors of the original model, and a pilot study was conducted with a non-probabilistic convenience sample of 271 teachers from schools affiliated with the Regional Directorate of Education in Marília. Participants met at least one of the following inclusion criteria: a) teachers who work or have worked with students with Twice-Exceptionality ; b) teachers who work or have worked with students with ADHD; or c) teachers who work or have worked with students with Giftedness. Statistical analyses indicated the need to reduce the number of items in the instrument from 39 to 32. This reduction decreased residuals (measurement errors) and improved validity and reliability indices. It is noteworthy that the structure of the original model was not modified in terms of its factors, and misfitting items were eliminated rather than reassigned to other factors. The revised model demonstrated a better fit with excellent indicators, although residuals remained, suggesting the need for further validation studies. The analysis of factor loadings in the reduced model indicated that the issue did not stem from the instrument’s items but may be related to sampling or response biases. This suggests that insufficient teacher training on the topic may have influenced the results. Additionally, the instrument successfully distinguished among the three investigated phenomena – Giftedness, ADHD and Twice-Exceptionality, demonstrating evidence of discriminant validity and reinforcing its practical utility in identifying and monitoring these students.
Descrição
Palavras-chave
Superdotação, Superdotados, Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, Dupla excepcionalidade, Transculturação, Estudos de validação, Giftedness, Attention-deficit hyperactivity disorder, Twice-exceptionality, Transculturation, Validation studies
Idioma
Português
Como citar
OGEDA, Clarissa Maria Marques. Superdotação e TDAH: adaptação transcultural e validação de um instrumento de identificação da Dupla Excepcionalidade. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.