Publicação: Superdotação e TDAH: adaptação transcultural e validação de um instrumento de identificação da dupla excepcionalidade
dc.contributor.advisor | Omote, Sadao [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ogeda, Clarissa Maria Marques [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Faculdade de Filosofia e Ciências | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T13:57:10Z | |
dc.date.available | 2025-03-21T13:57:10Z | |
dc.date.issued | 2025-02-28 | |
dc.description.abstract | A Dupla Excepcionalidade pode ser definida pela existência de uma alta performance, habilidade, talento ou potencial, que ocorre junto a alguma desordem psiquiátrica, neurológica, comportamental, sensorial, física ou educacional. Nas últimas décadas, constatou-se um tímido aumento no número de investigações empíricas sobre a relação entre a Superdotação e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Com base nesse duplo diagnóstico, esta pesquisa consistiu em uma investigação transversal, exploratória, de natureza metodológica, a qual teve por objetivo adaptar transculturalmente uma escala inédita em contexto brasileiro, a Escala de Identificación de Estudiantes Doblemente Excepcionales – versão para professores, bem como investigar qualidades psicométricas, baseando-se nos estudos de evidências de validade de itens e da estrutura interna. Com o intuito de atingir os objetivos, a presente investigação foi dividida em quatro estudos: o primeiro teve por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura internacional; o segundo, adaptar transculturalmente a escala; o terceiro, efetuar o estudo de validade de itens da versão adaptada, enquanto, finalmente, o quarto estudo objetivou investigar evidências de validade, baseando-se na estrutura interna do instrumento. Os procedimentos metodológicos contemplaram a tradução para o português e a retrotradução para o espanhol, a adequação semântica, idiomática e conceitual pelos especialistas, e a verificação de clareza e compreensão, por meio da avaliação da população-alvo e, assim, o estudo-piloto. Participaram das fases de tradução, retrotradução, adequação semântica e conceitual, harmonização e avaliação pela população-alvo um total de 48 indivíduos, incluindo tradutores, pesquisadores da temática, especialistas em adaptação de instrumentos e representantes da população-alvo. Posteriormente, o instrumento foi aprovado pelos autores do modelo original e foi realizado o estudo piloto, aplicando-o em uma amostra não probabilística, selecionada por conveniência, de 271 professores de escolas vinculadas à Diretoria de Ensino, Regional de Marília, que cumpriam um dos seguintes critérios de inclusão: a) professores que atuam ou atuaram com estudantes com Dupla Excepcionalidade; b) professores que atuam ou atuaram com estudantes com TDAH ou c) professores que atuam ou atuaram com estudantes com Superdotação. Concluiu-se, após as análises estatísticas, que houve a necessidade de redução no número de itens do instrumento, de 39 para 32. A redução do instrumento resultou na diminuição dos resíduos (erros de mensuração) e na melhoria dos índices de validade e precisão. Vale ressaltar que a estrutura do modelo original não foi modificada em seus fatores, e os itens que não se ajustaram foram eliminados do instrumento e não realocados para outro fator. O novo modelo teve um melhor ajuste, com excelentes indicadores, embora com resíduos, o que pode indicar a necessidade de novos estudos de validação. A análise das cargas fatoriais do modelo reduzido indicou que o problema não está nos itens do instrumento, mas pode estar relacionado à amostragem ou a possíveis vieses de resposta. Isso sugere que a formação docente insuficiente sobre a temática pode ter influenciado os resultados. Concluiu-se também que o instrumento foi capaz de diferenciar os três fenômenos investigados – Superdotação, TDAH e Dupla Excepcionalidade, ou seja, apresentou evidência de validade discriminante, o que demonstra sua utilidade prática na identificação e no acompanhamento desses estudantes. | pt |
dc.description.abstract | Twice-Exceptionality can be defined as the presence of high performance, ability, talent, or potential occurring alongside a psychiatric, neurological, behavioral, sensory, physical, or educational disorder. In recent decades, there has been a modest increase in empirical research on the relationship between Giftedness and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Based on this dual diagnosis, this study consisted of a cross-sectional, exploratory, methodological investigation aimed at cross-culturally adapting a novel scale for the Brazilian context, the Escala de Identificación de Estudiantes Doblemente Excepcionales – teacher version, as well as investigating its psychometric properties by examining validity evidence related to item analysis and internal structure. To achieve these objectives, the study was divided into four phases: the first phase aimed to conduct an integrative review of the international literature; the second phase involved the cross-cultural adaptation of the scale; the third phase focused on item validity analysis of the adapted version; and finally, the fourth phase investigated validity evidence based on the instrument’s internal structure. The methodological procedures included translation into Portuguese and back-translation into Spanish, semantic, linguistic, and conceptual adaptation by experts, and an assessment of clarity and comprehension through evaluation by the target population, followed by a pilot study. A total of 48 individuals participated in the translation, back-translation, semantic and conceptual adaptation, harmonization, and target population evaluation phases. This group included translators, researchers in the field, specialists in instrument adaptation, and representatives of the target population. Subsequently, the instrument was approved by the authors of the original model, and a pilot study was conducted with a non-probabilistic convenience sample of 271 teachers from schools affiliated with the Regional Directorate of Education in Marília. Participants met at least one of the following inclusion criteria: a) teachers who work or have worked with students with Twice-Exceptionality ; b) teachers who work or have worked with students with ADHD; or c) teachers who work or have worked with students with Giftedness. Statistical analyses indicated the need to reduce the number of items in the instrument from 39 to 32. This reduction decreased residuals (measurement errors) and improved validity and reliability indices. It is noteworthy that the structure of the original model was not modified in terms of its factors, and misfitting items were eliminated rather than reassigned to other factors. The revised model demonstrated a better fit with excellent indicators, although residuals remained, suggesting the need for further validation studies. The analysis of factor loadings in the reduced model indicated that the issue did not stem from the instrument’s items but may be related to sampling or response biases. This suggests that insufficient teacher training on the topic may have influenced the results. Additionally, the instrument successfully distinguished among the three investigated phenomena – Giftedness, ADHD and Twice-Exceptionality, demonstrating evidence of discriminant validity and reinforcing its practical utility in identifying and monitoring these students. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | pt |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | |
dc.identifier.citation | OGEDA, Clarissa Maria Marques. Superdotação e TDAH: adaptação transcultural e validação de um instrumento de identificação da Dupla Excepcionalidade. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025. | pt |
dc.identifier.lattes | 7023671702044489 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-2293-8388 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/295712 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Superdotação | pt |
dc.subject | Superdotados | pt |
dc.subject | Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade | pt |
dc.subject | Dupla excepcionalidade | pt |
dc.subject | Transculturação | pt |
dc.subject | Estudos de validação | pt |
dc.subject | Giftedness | en |
dc.subject | Attention-deficit hyperactivity disorder | en |
dc.subject | Twice-exceptionality | en |
dc.subject | Transculturation | en |
dc.subject | Validation studies | en |
dc.title | Superdotação e TDAH: adaptação transcultural e validação de um instrumento de identificação da dupla excepcionalidade | pt |
dc.title.alternative | Giftedness and ADHD: transcultural adaptation and validation of an instrument for identifying twice-exceptionality | en |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dcterms.impact | A Superdotação e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são condições que podem coexistir em um mesmo indivíduo, o que resulta em uma combinação única de habilidades e desafios. Por meio da utilização de um instrumento que identifica essa Dupla Excepcionalidade, os profissionais da área da Saúde e da Educação podem melhor compreender e identificar indivíduos com ambas as condições, permitindo uma intervenção precoce e personalizada, o que tem potencial para impactar positivamente tanto a prática clínica, quanto a educacional, uma vez que a intervenção adequada e precoce pode melhorar significativamente a qualidade de vida e o desempenho acadêmico e social desses indivíduos. Nesse contexto, a adaptação transcultural do instrumento e o estudo de suas evidências de validade permitem que este seja utilizado em diferentes contextos culturais, ampliando seu escopo de uso. Isso é especialmente importante, considerando a diversidade cultural existente em nosso mundo atual. Assim, este estudo visa a contribuir para a realização de pesquisas com coletas de dados mais sistemáticas e confiáveis que unicamente relatos orais ou percepções e observações dos professores ou dos pesquisadores, o que poderá auxiliar na mensuração dos fatores contemplados no instrumento. Destaca-se que a Escala de Identificación de Estudiantes Doblemente Excepcionales, a qual se refere esta Tese, tem sido utilizada, tanto em pesquisas, quanto na prática clínica e educacional, em países hispanohablantes da América do Sul, Central, do Norte e Europa, como Chile, Guatemala, Espanha e México. No entanto, até o momento, não foram realizadas adaptações transculturais, nem estudos de evidências de validade nesses contextos. Trata-se de uma escala multidimensional, composta por 39 itens e quatro dimensões. Ressalta-se que ela não deve ser utilizada como um único instrumento de diagnóstico e deve ser interpretada em um contexto mais amplo, mas, é capaz de alertar para a possibilidade dessa Dupla Excepcionalidade, em crianças e adolescentes de seis a 18 anos. Para além desses aspectos, esta investigação poderá servir de modelo para o desenvolvimento de novos estudos de transculturação e de investigação de evidências de validade de instrumentos de pesquisa, principalmente na área da Educação Especial, além de disponibilizar, em acesso aberto, uma importante e inédita ferramenta para profissionais da Educação que lidam com estudantes com a Dupla Excepcionalidade – Superdotação e TDAH. Destaca-se a relevância da realização do intercâmbio realizado na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile1 , durante a coleta de dados e escrita desta Tese, para conhecer e compreender de maneira mais aprofundada o contexto cultural relacionado à elaboração do instrumento aqui mencionado, e para a formação de uma rede de pesquisas internacional sobre as temáticas da Educação Especial, Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Ao manter o contato com o grupo de pesquisas no Chile após o intercâmbio, são ampliadas as possibilidades de compartilhamento dos resultados, além do fortalecimento do vínculo acadêmico e da colaboração em futuros projetos de pesquisa. | pt |
dcterms.impact | Giftedness and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) are conditions that can coexist in the same individual, resulting in a unique combination of abilities and challenges. By utilizing an instrument designed to identify this Twice-Exceptionality , professionals in the fields of Health and Education can better understand and recognize individuals with both conditions, enabling early and personalized intervention. Such interventions have the potential to positively impact both clinical and educational practices, as appropriate and timely support can significantly enhance these individuals' quality of life, as well as their academic and social performance. In this context, the cross-cultural adaptation of the instrument and the study of its validity evidence allow for its application in diverse cultural settings, expanding its scope of use. This is particularly important given the cultural diversity present in today’s world. Thus, this study aims to contribute to research efforts by facilitating more systematic and reliable data collection compared to solely relying on oral reports, teacher perceptions, or researcher observations. This, in turn, can support the measurement of the factors addressed by the instrument. It is noteworthy that the Escala de Identificación de Estudiantes Doblemente Excepcionales, which is the focus of this dissertation, has been used in both research and clinical and educational practice in Spanish-speaking countries across South America, Central America, North America, and Europe, including Chile, Guatemala, Spain, and Mexico. However, to date, no cross-cultural adaptations or validity evidence studies have been conducted in these contexts. It is a multidimensional scale composed of 39 items and four dimensions. It is emphasized that it should not be used as a sole diagnostic instrument and must be interpreted within a broader context. However, it can serve as an alert to the possibility of Dual Exceptionality in children and adolescents aged six to 18 years. Beyond these aspects, this research may serve as a model for the development of new studies on cross-cultural adaptation and the investigation of validity evidence in research instruments, particularly in the field of Special Education. Additionally, it will provide an important and unprecedented open-access tool for Education professionals working with students with Twice-Exceptionality —Giftedness and ADHD. The significance of the exchange program conducted at the Pontificia Universidad Católica de Valparaíso in Chile2 during data collection and the writing of this dissertation is also emphasized. This experience allowed for a deeper understanding of the cultural context related to the development of the instrument discussed in this study and facilitated the establishment of an international research network focused on Special Education, Giftedness, and Twice-Exceptionality . Maintaining contact with the research group in Chile after the exchange program further enhances opportunities for sharing results and strengthens academic ties, fostering collaboration in future research projects. | en |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | dc9f0cbf-1601-4652-9796-0068aab1bf6a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | dc9f0cbf-1601-4652-9796-0068aab1bf6a | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino na educação brasileira | pt |
unesp.researchArea | Educação especial | pt |
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