Uma idéia na cabeça e um curso na mão: processos cognitivos de projeção (metáforas, parábolas e analogias) na construção do texto escrito

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-04-11

Autores

Arruda, Beatriz Quirino [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de curso de Língua Portuguesa, focado na atividade escrita interativa e criativa. Aplicado a uma turma de estudantes de Economia, teve como objetivo principal que os alunos escrevessem artigos, explicando e/ou analisando termos específicos da economia, a partir dos processos de projeção, tais como metáfora, analogia e parábola, sem o uso do jargão específico. O arcabouço teórico que nos permitiu montar e realizar este curso foi o da Ciência Cognitiva, que entende tais processos como presentes não só na linguagem literária, mas essencialmente na linguagem cotidiana, constituindo, portanto, a maneira como articulamos o pensamento, a linguagem e as nossas ações.
This work is the result of a Portuguese Language Course Project, focused on interactive and creative Writing. The project was applied to an Economy student’s class. The main goal was to make the students write articles, in which they, without using the specific economy jargon, explain and/or analyse economy specific terms and concepts, taking into consideration the Projection Process Theory - as proposed by the Cognitive Science -, in which concepts such as metaphor, analogy and parable are understood to be present, not only in literature language, but essentially in our everyday language, defining, thus the way we construct our thoughts, the way we use our language, and the way we act.

Descrição

Palavras-chave

Linguistica - Pesquisa, Lingua portuguesa - Analogia, Linguagem e educação

Como citar

ARRUDA, Beatriz Quirino. Uma idéia na cabeça e um curso na mão: processos cognitivos de projeção (metáforas, parábolas e analogias) na construção do texto escrito. 2007. 181 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.