Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista

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Data

2007-02-17

Autores

Belther, Josilda Maria [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho analisou a contribuição dos programas de recuperação paralela para a qualidade do ensino paulista no contexto do regime de progressão continuada dos alunos. Para tanto foi necessário discutir o conceito de qualidade em educação, a recuperação paralela e os seus princípios norteadores. Foi realizada uma análise da estrutura e funcionamento desses programas em um município do interior paulista utilizando-se de dados coletados por meio de observação de aulas de reforço, participação em reuniões pedagógicas, entrevistas com professores coordenadores e análise da legislação que trata do tema. O estudo conclui que o conceito de qualidade em educação não pode prescindir de um ensino que assegure o sucesso escolar de todos os alunos por meio de uma formação que respeite a diversidade cultural, social e cognitiva de cada indivíduo mas esse sucesso inclui o domínio pelos alunos de um sólido conjunto de conhecimentos e conteúdos culturais que são aqui considerados essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Educação

Como citar

BELTHER, Josilda Maria. Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista. 2007. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.