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dc.contributor.advisorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorPinheiro, Fábio Henrique [UNESP]
dc.date.accessioned2014-11-10T11:09:47Z
dc.date.available2014-11-10T11:09:47Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationPINHEIRO, Fábio Henrique. Elaboração de procedimento avaliativo-terapêutico computadorizado para escolares com dificuldades de aprendizagem. 2014. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110479
dc.description.abstractThe employment of computers in schools is becoming an important motivating factor, comprising new strategies for teaching and learning. Due to this reality, computer programs have been launched, in order to work with students who have learning difficulties, and their results have been promising. Thus, this study aimed to develop two programs, one for evaluation and another for intervention with metaphonological skills and reading, and was divided into Study 1, aiming to develop an evaluation and intervention programs with metaphonological skills and reading for students with and without learning disabilities and Study 2, aiming the application of evaluation and intervention programs with metaphonological skills and reading for students with and without learning difficulties . In Study 1 the criteria for the composition of the program have been established and its structure was performed. In Study 2 involved 32 students from 2nd to 5th grade elementary education with and without learning disabilities, both groups underwent assessment of metaphonological and reading skills in pre -testing program and post-testing , and the students distributed into four groups for the implementation of the intervention program with metaphonological skills and reading and composition of the control group : GI : 8 students with learning disabilities , subject to the metaphonological and reading intervention program; GI : 8 students with learning difficulties submitted to the metaphonological and reading intervention program , GII : 8 students with learning difficulties, not submitted to the metaphonological and reading intervention program; GIII : 8 students without learning disabilities submitted to the metaphonological and reading intervention program, and GIV: 8 students without learning disabilities, not submitted to the metaphonological and reading intervention program. The results were statistically analyzed using the Mann- Whitney test, in order...en
dc.description.abstractO uso da informática nos centros escolares está obtendo destaque como importante fator motivador e favorecedor de novas estratégias para o ensino e aprendizagem. Diante a essa realidade, programas computadorizados têm surgido para trabalhar com escolares que apresentam dificuldades de aprendizagem, e seus resultados têm se mostrado promissores. Dessa forma, este estudo teve por objetivo desenvolver dois programas, sendo um avaliativo e outro interventivo e, portanto, foi dividido em: Estudo 1, com o objetivo de desenvolver os programas de avaliação e e intervenção com as habilidades metafonológicas e leitura, para escolares com e sem dificuldades de aprendizagem e Estudo 2, que teve como objetivo a aplicação dos programas de avaliação e intervenção com habilidades metafonológicas e leitura, para escolares com e sem dificuldades de aprendizagem. No Estudo 1 foram estabelecidos os critérios para composição do programa e foi realizada sua estruturação. No Estudo 2 participaram 32 escolares do 2º ao 5º ano do ensino básico fundamental, com e sem dificuldades de aprendizagem, sendo ambos os grupos submetidos ao programa de avaliação das habilidades metafonológicas e leitura em situação de pré-testagem e pós-testagem, sendo os escolares distribuidos em quatro grupos para aplicação do programa de intervenção com habilidades metafonológicas e leitura e composição do grupo controle: GI: 8 escolares com dificuldades de aprendizagem, submetidos ao programa de intervenção metafonológica e leitura; GII: 8 escolares com dificuldades de aprendizagem, não submetidos ao programa de intervenção metafonológica e leitura; GIII: 8 escolares sem dificuldades de aprendizagem, submetidos ao programa de intervenção metafonológica e leitura e GIV: 8 escolares sem dificuldades de aprendizagem, não submetidos ao programa de intervenção metafonológica e leitura. Os resultados foram analisados estatisticamente, utilizando...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent204 f. : il
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt
dc.subjectCapacidade de aprendizagempt
dc.subjectLearning abilitypt
dc.titleElaboração de procedimento avaliativo-terapêutico computadorizado para escolares com dificuldades de aprendizagempt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaÁreas extintas a partir de 2012pt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000794291
dc.identifier.file000794291.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9057316530389548
unesp.author.lattes9057316530389548
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