O uso da Lei Rouanet como ferramenta produtiva em um plano de comunicação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Alonso, Amanda dos Reis [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Rouanet law is a tax incentive law that allows companies to invest up to 4% of their taxes - based on actual profit - in sponsoring cultural projects previously approved by the Ministry of Culture. By sponsoring these projects, companies can have their name attached to them and, consequently, strengthening their brand and increase its visibility in the market. Whereas this project is aligned to the company vision, its image will be strengthened and the sales will increase. Large companies use the Rouanet Law to sponsor cultural events and have very strong names in the Brazilian market, perhaps worldwide. Examples: Petrobras, Banco do Brasil, Banco Bradesco, BNDES, Usiminas, Vale, among others. The Public Relations professional, who’s responsible for internal and external communication of a company, can use it as a differential of his work, expanding the company's profits with minimum investments, aligning the company's vision to actual practices and using the sponsorship as an agent capable of strengthen its social responsibility and, due to that, to increase the trust of its target audience. This study will address the theoretical and practical aspects of the Rouanet Law and of the public relations professionals, beyond mentioning examples on the subject, with special attention to Petrobras, the largest sponsor of cultural projects in Brazil. The greatest problem of the Rouanet Law is the fact that its sponsored projects are mostly concentrated in the Southeast, specifically in the Rio - São Paulo region. The more popular the Act become, for most places it will spread and Brazil may, after some time, become a world reference in the Cultural point
A Lei Rouanet é uma lei de incentivo fiscal que permite que as empresas invistam até 4% dos seus impostos – baseados no lucro real – no patrocínio de projetos culturais previamente aprovados pelo Ministério da Cultura. Ao patrocinar estes projetos, as empresas podem ter seu nome vinculado a eles e, consequentemente, fortalecer sua marca e ampliar sua visibilidade no mercado. Considerando que este projeto será alinhado à visão da empresa, sua imagem será fortalecida e suas vendas aumentarão. Grandes empresas utilizam a Lei Rouanet para patrocinar eventos culturais e têm nomes fortíssimos no mercado brasileiro, quiçá mundial. São exemplos: Petrobras, Banco do Brasil, Bradesco, BNDES, Usiminas, Vale, entre outros. O profissional de Relações Públicas, enquanto responsável pela comunicação interna e externa de uma empresa, pode utilizar a Lei Rouanet como um diferencial do seu trabalho, ampliando o lucro da empresa com investimentos mínimos, alinhando a visão da empresa às práticas reais e se valendo do patrocínio como agente capaz de reiterar a responsabilidade social da mesma e, dessa forma, aumentando a confiança de seu público alvo. Este trabalho abordará os aspectos teóricos e práticos da Lei Rouanet e dos profissionais de relações públicas, além de mencionar exemplos sobre o tema, com atenção especial para a Petrobras, a maior patrocinadora de projetos culturais do Brasil. O grande problema da Lei Rouanet é o fato de que seus projetos patrocinados se concentram na região Sudeste, mais especificamente no eixo Rio – São Paulo. Quanto mais popular a Lei se tornar, por mais lugares se disseminará e o Brasil poderá, em longo prazo, se tornar referência mundial no quesito Cultural

Descrição

Palavras-chave

Legislação, Relações publicas, Comunicação, Marketing cultural, Law and legislation

Como citar

ALONSO, Amanda dos Reis. O uso da Lei Rouanet como ferramenta produtiva em um plano de comunicação. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.