Construção da imagem corporal na fase pré-escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Borges, Andréa Cristina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Schilder(1980) defines body image as the figuration of the body in your mind,ie to the way the body is presented to all. This image is constructed from six months in the infant´s contact with his mother by touch,thought the reflection of his image in the mirror and then in the contexto f activies préschool- didatic educator pedagogical proposes by consolidating the six years age. This importance of stdying the construction of body image pré-school educator is to prevent a failure in the process causing the child to change that image generating blocks and physical or psychological dificulties in the socialization process of children by promoting distortion of body image . O study objective is to understand how such package is the process of building up this image in preschool and your contribution to the process of learning of child. A methodology was a research review on amaig body, enconpassing the overall development of child and adult disorders the failure of the process constructive in this picture and a brief educational propose of how early childhood educator can work with this theme in pré-school. This study concluded that this topic is important to be working in the Field of education encompasses a degree in Physical Education and Pedagogy words.
Schilder (1980) define a imagem corporal como sendo a figuração do nosso corpo em nossa mente, ou seja, o modo pelo qual o corpo se apresenta para nós. Essa imagem se constrói desde os seis meses, no contato do bebê com sua mãe pelo toque, através da reflexão de sua imagem no espelho e, posteriormente no contexto préescolar, por atividades didático-pedagógicas propostas pelo educador se consolidando aos seis anos de idade. A importância do estudo da construção dessa imagem pelo educador pré-escolar é evitar que ocorra uma falha nesse processo fazendo com que a criança apresente alterações dessa imagem gerando bloqueios físicos ou psicológicos e dificuldades no processo de sociabilização da criança ou promovendo distorções dessa imagem corporal. O objetivo desse estudo é compreender como ocorre o processo da construção dessa imagem na fase pré-escolar e sua contribuição para o processo da aprendizagem infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a imagem corporal, englobando o desenvolvimento geral da criança e do adulto, os distúrbios decorrentes da falha do processo construtivo dessa imagem e uma breve proposta pedagógica de como o educador infantil pode trabalhar com este tema na pré-escola. Este estudo concluiu que este tema é importante para ser trabalhado na área de educação englobando a licenciatura em Pedagogia e Educação Física.

Descrição

Palavras-chave

Psicologia da aprendizagem, Crescimento humano, Desenvolvimento humano

Como citar

BORGES, Andréa Cristina. Construção da imagem corporal na fase pré-escolar. 2010. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.