O currículo do estado de São Paulo nas aulas de Educação Física escolar: vantagens e desvantagens

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Data

2012

Autores

David, Eduardo Brichta [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar os discursos presentes na literatura a respeito do Currículo do Estado de São Paulo, especificamente a proposta de Educação Física. Para isso, foi realizada uma análise das produções da área nas temáticas: propostas curriculares, Educação Física escolar e sistematização de conteúdos. Foram encontrados referenciais teóricos que apresentavam diversas vantagens e desvantagens a respeito do Currículo do Estado de São Paulo. Entre as principais vantagens encontradas pode-se perceber que há uma sequência didática significativa desenvolvida no atual Currículo do Estado de São Paulo; os materiais didáticos foram considerados fundamentais para os professores e para os alunos e percebeu-se ainda a necessidade de sistematização dos conteúdos na área de Educação Física. Já entre as principais, verificou-se que o documento é considerado autoritário, pois o professor recebe a proposta pronta e acabada; faltam recursos materiais para trabalhar os temas propostos; falta de formação profissional para os professores efetivamente terem condições de implementarem o currículo e o mesmo não considera o contexto do professor e do aluno

Descrição

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Formação profissional, Ensino - Curriculos, Curriculos - Avaliação

Como citar

DAVID, Eduardo Brichta. O currículo do estado de São Paulo nas aulas de Educação Física escolar: vantagens e desvantagens. 2012. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.