Análise do contexto histórico-social e das marcas deixadas no discurso pelo enunciador em diferentes versões do conto de fadas cinderela

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Data

2011

Autores

Moraes, Eliana Aparecida Gaiotto de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Bettelheim (2007), analyzing the infant psyche concluded that for the child to gain self-esteem and develop a balanced sense of self, need to learn to take certain decisions on a daily basis, which will be facilitated by identifying their problems, designed in the stories that are told (or read). Thus, it could find solutions and feel safer. Based on the reading of fairy tales, we dealt with this research, the resumption of fairy tales in homes and schools, in order to help parents and teachers to get parameters to work thinking of their children and students, from such stories, awakening the taste of children by reading and text production. The proposal considered different versions of the fairy tale Cinderella, noting as the moralizing process the messages each approach, and explores the plot and determines which versions would be appropriate for the psycho-cognitive development of children. We also investigated aspects pertinent to the narrative structure, based on literary theory, in order to work in comparative literature. From the discourse analysis, sought to address the marks left by the utterer, capable of denoting its cargo and its ideological worldview projected in the story, although he re-create the history and environment on real facts of a particular period (MARTINS, 2007)
Bettelheim (2007), analisando a psique infantil concluiu que para a criança adquirir sua auto-estima de forma equilibrada e desenvolver o sentimento de individualidade, necessita aprender a tomar certas decisões no dia a dia, o que lhe seria facilitado, a partir da identificação de seus problemas, projetados nas estórias que lhe são contadas (ou que ela lê). Dessa forma, poderia encontrar soluções e sentir-se mais segura. Com base na leitura dos contos de fadas, abordou-se nesta pesquisa, a retomada dessas estórias nos lares e nas escolas, com o objetivo de contribuir para que pais e professores possam obter parâmetros para trabalhar o raciocínio de seus filhos e alunos, a partir de tais contos, despertando o gosto das crianças pela leitura e pela produção de textos. A proposta analisou diferentes versões do conto de fadas ―Cinderela‖, observando como se processam as mensagens moralizantes de cada abordagem, além de explorar o enredo e verificar quais versões estariam adequadas ao desenvolvimento psico-cognitivo da criança. Também foram investigados aspectos pertinentes à estrutura narrativa, com base em elementos da teoria literária, a fim de se trabalhar a literatura comparada. A partir da análise do discurso, procuraram-se as marcas deixadas no discurso pelo enunciador, capazes de denotar sua carga ideológica e sua visão de mundo projetada na estória, embora ele recrie e ambiente a história sobre fatos reais de uma determinada época (MARTINS, 2007)

Descrição

Palavras-chave

Contos de fadas, Cognição e cultura, Análise do discurso, Ideologia e literatura, Literatura comparada, Fairy tales, Cognition and culture, Discourse analysis, Ideology and literature, Comparative literature

Como citar

MORAES, Eliana Aparecida Gaiotto de. Análise do contexto histórico-social e das marcas deixadas no discurso pelo enunciador em diferentes versões do conto de fadas cinderela. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.