Segunda tela: interatividade, conteúdo extra e socialização
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Second Screen: interactivity, extra content and socializationAuthor
Advisor
Date
2014-02-21Type
Graduate program
Televisão Digital: Informação e Conhecimento - FAAC
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This work presents the implementation of digital television in Brazil, highlighting that interactivity is still unexplored by the broadcasters. In contrast, the number of second screen applications and actions increases, responding to a new practice of part of the viewers who are using mobile devices while watching television. There are possible practices that may involve the use of the second screen, based on recovery of the public ways of enjoying television that can be reconfigured by new praxis and technologies, namely: interactivity, extra content and socializing around television. The work presents cases in which second screen applications offer such elements to the public, with emphasis on two Brazilian applications, analyzed using a semiotic approach: ESPN Sync and Malhação
Apresenta-se uma retrospectiva da implementação da televisão digital no Brasil, destacando que a interatividade é um recurso pouco explorado pelas emissoras. Em contrapartida, cresce o número de ações e aplicativos de segunda tela, respondendo a uma prática nova de parte dos telespectadores que é o uso de dispositivos móveis enquanto se assiste à televisão. Indicam-se as possíveis práticas que podem envolver o uso da segunda tela, com fundamento em um resgaste de modos de fruição do público televisivo que podem ser reconfigurados por novas práxis e tecnologias, sendo eles: interatividade, conteúdo extra e socialização em torno da programação televisiva. Apresentam-se exemplos de caos em que aplicativos e ações de segunda tela oferecem tais elementos ao público, com destaque para dois aplicativos brasileiros, analisados sob perspectiva semiótica: ESPN Sync e Malhação
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