Logotipo do repositório
 

Publicação:
A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870-1932)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarizaçãoe os processos culturais mais amplos, tomando como fontedocumental manuais didáticos produzidos para uso em cursos deformação de professores, que circularam no Brasil e em Portugalno período final do século XIX e no início do século XX. Foramfocalizados elementos passíveis de generalização, entre eles aunidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aosprofessores, destinadas a enraizar valores e ideais no processoformativo. Foram analisados os seguintes manuais: CursoPractico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874);Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da GraçaAffreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia gerale de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).

Descrição

Palavras-chave

Forma escolar, Práticas pedagógicas, Manuais didáticos, Cultura escolar, Cultura pedagógica

Idioma

Português

Como citar

Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 185-206, 2013.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação