Instrumentos antigos para o ensino de física: o tubo de Newton e seu uso no passado

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Data

2013

Autores

Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Almeida, Maria José Pereira Monteiro [UNESP]
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]

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Resumo

O objetivo deste estudo é buscar compreender aspectos do trabalho experimental no ensino de Física no Brasil no passado, focalizando um instrumento antigo - o tubo de Newton. Considerando que a partir da Reforma Francisco Campos, em 1931, houve uma expansão do ensino secundário brasileiro e um aumento da presença de disciplinas científicas no currículo desse curso, examinamos as recomendações oficiais para o ensino de Física de 1931até 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Procuramos investigar como o uso do tubo de Newton aparece em livros didáticos de Física para a educação secundária, editados em nosso país, no período delimitado. Em nossas conclusões consideramos que o conhecimento histórico pode ajudar a compreender aspectos relevantes a respeito do papel da experimentação no ensino de Física em nossos dias.

Descrição

Palavras-chave

Instrumentos antigos, História do ensino de ciências e de física, Ensino de Física

Como citar

IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, v. extra, p. 3775-3779, 2013.