Diesel e biodiesel de murumuru e de soja: desempenho operacional de trator agrícola no preparo do solo

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Data

2016-01-18

Autores

Oliveira, Melina Cais Jejcic de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Dada à necessidade de novas alternativas de energia limpa e renovável, testes utilizando biocombustíveis tornaram-se relevantes. Neste contexto, o biodiesel representa alternativa viável já que dispensa adequações nos motores de ciclo diesel, diferentemente dos outros combustíveis, como gás natural ou biogás, por exemplo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar desempenho operacional e opacidade da fumaça de trator agrícola funcionando com diesel e biodiesel, cujos fatores estudados foram tipos de combustíveis e diferentes rotações do motor. As rotações do motor foram 1800, 1900, 2000, 2100, 2200, 2400, 2600 rpm e os combustíveis foram diesel B S1800, diesel B S500, biodiesel de soja e biodiesel de murumuru. Avaliou-se potência na barra de tração, velocidade de deslocamento, consumo de combustível, e opacidade da fumaça. Houve aumento do consumo específico para os tipos de combustível a medida que aumentou a rotação do motor. Para biodiesel a faixa de rotação entre 1900 e 2000 teve menor interferência no desempenho. A opacidade da fumaça reduziu com o uso do biodisel de soja e de murumuru.
Given the need for new alternatives clean and renewable energy, tests using biofuels become relevant. In this context, biodiesel is a viable alternative since it dispenses adjustments in the diesel engines, unlike other fuels such as natural gas or biogas, for example. This study aimed to evaluate operating performance and smoke density tractor running on diesel and biodiesel, which studied factors were fuel types and different engine speeds. Engine speed were 1800, 1900, 2000, 2100, 2200, 2400, 2600 rpm and diesel fuels were B S1800, S500 diesel B, soy biodiesel and biodiesel murumuru. If power-rated drawbar pull, ground speed, fuel consumption, and smoke density. There was an increase in specific consumption for all fuel types as increased engine speed. For biodiesel, speed range between 1900 and 2000 had less interference on performance. The smoke density was reduced with the use of soybean biodiesel and murumuru.

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Palavras-chave

Consumo específico, Opacidade da fumaça, Desempenho operacional, Rotações do motor, Specific consumption, Smoke density, Scarifier and speed

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