Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Boss, Sérgio Luiz Bragatto
Caluzi, João José [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The aim of this paper is to discuss the problematization in Physics Teaching subsidized by a methodology based on the steps of the process of psychoanalysis proposed by Santos (1998) and based in Bachelard’s epistemology. The work was developed and applied in extracurricular course and it was investigated at conceptions of students of the degree in Physics from Unesp-Bauru about the topics of the electromagnetism. The data were categorized into level of complexity and showed in tables and graphs. The results allowed us to infer the conceptual or epistemological profiles of the sample investigated.
O objetivo desse artigo é discutir a problematização no ensino de Física subsidiada por uma metodologia que se baseia nas etapas do processo da psicanálise, proposta por Santos (1998) – consientização, desequilibração, familiarização - e que está fundamentada na epistemologia bachelardiana. O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um curso extracurricular e foram investigadas as concepções de alunos do curso de licenciatura em Física da Unesp de Bauru referentes aos tópicos do eletromagnetismo. Os dados foram categorizados em níveis de complexidade e apresentados em tabelas e gráficos. A análise dos resultados nos permitiu inferir o perfil conceitual ou epistemológico da amostra investigada.

Descrição

Palavras-chave

Gaston Bachelard, Physics education, History of science, Gaston Bachelard, Ensino de física, História da ciência

Como citar

Nuances, v. 22, n. 23, p. 72-95, 2012.