Publicação: Gamificação: abordagem e construção conceitual para aplicativosem TV Digital Interativa
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Artigo
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Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The deployment of Digital TV in Brazil opens up space for the development of educative content based on the concepts of t-learning and edutertainment. The study proposes the application of the gamification as a link of communication to encourage and modify the users’ behavior. However, bumps into itself on the conceptual problem, once the literature brings several definitions that vary according to the application context. The objective this study, exploratory, is to propose a conceptual approach, in order to build a delimited concept that substantiates the gamification system in Interactive Digital TV.
Resumo (português)
A implantação da TV Digital no Brasil abre espaço para o desenvolvimento de conteúdos educativos baseados nos conceitos de t-learning e edutretenimento. O estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários. No entanto, esbarra-se na problemática conceitual do termo, uma vez que a literatura traz diversas e amplas definições, que variam de acordo com o contexto de aplicação. O objetivo deste trabalho, de caráter exploratório, é propor uma abordagem conceitual, a fim de construir um conceito delimitado e que fundamente o sistema de gamificação em TV Digital Interativa
Descrição
Palavras-chave
Gamification, Interactivity, T-learning, Digital TV, Edutertainment, TV Digital, Audiovisual, Rádio e TV, Gamificação, Edutretenimento, Comunicação Social
Idioma
Português
Como citar
REVISTA GEMInIS, Ano 4, v. 2, n. 2, p. 87-105, 2013.