Perfil dos profissionais da rede municipal de educação de pres. prudente-sp

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Data

2011

Autores

Gomes, Alberto A. [UNESP]
Rodrigues, Silvia A.
Pinto, Andréia G. [UNESP]
Munhoz, Jéssica S. E. [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Profissão Docente em Pres. Prudente: representações sociais, trabalho docente e políticas de formação” em desenvolvimento pelo GPDFIRS da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). O objetivo geral da pesquisa é mapear o perfil dos profissionais da Educação Infantil e Séries/anos Iniciais do Ens.Fundamental da Rede Municipal de Pres. Prudente e diagnosticar as condições de formação e atuação dos docentes neste município. Para levantamento de dados, inicialmente aplicamos um questionário com questões fechadas, que objetivavam traçar o perfil social, econômico e acadêmico dos profissionais, e questões abertas relacionadas às representações e expectativas dos sujeitos em relação à Profissão Docente, bem como conhecimentos e práticas dos mesmos em relação à formação continuada. Em resultados preliminares podemos constatar que os atuais professores da Rede Municipal de Pres. Prudente são do sexo feminino (98%); casadas (67,3%), cursaram o Magistério (57%), oriundos da Escola Pública (91%); no entanto dos 94,1% que cursaram Ensino Superior, 62,2% são do Ensino Particular; analisando os dados referentes à escolarização dos pais desses sujeitos, podemos constatar que nossos profissionais são a primeira geração de sua família a cursar o Ensino Superior, sendo que tantos os pais (60,4%) quantos as mães (51,5%) tiveram seus estudos até a 4ª série do Ens.Fundamental.

Descrição

Palavras-chave

Formação de Professores, Educação Básica, Identidade Profissional

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6127-6137