O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate

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Data

2011

Autores

Limoni Filho, Gilberto [UNESP]
Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP]
Fernandez, Roberto Morato [UNESP]
Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

A implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-2267