Conhecendo atividades de investigação matemática desde a licenciatura como material pedagógico da prática do professor de matemática
Abstract
Este relato de experiência aborda a apresentação e suas consequências do conceito de Atividades de Investigação Matemática para futuros professores de Matemática que atuarão na Educação Básica. Essa apresentação ocorreu na forma de oficina com objetivos de levar seus participantes a: conhecerem, vivenciarem e refletirem sobre o fato de o trabalho com tarefas de investigação matemática ser permeado por dúvidas, erros, conjecturas, criações, argumentação, induções e deduções, que antecedem a sistematização matemática dos conceitos, estando portanto, presentes historicamente no fazer Matemática. Um outro objetivo era levar os participantes da oficina a concluírem que esses elementos são contribuintes para processos de ensino e aprendizagem considerados matematicamente significativos aos alunos. Por esta experiência foi possível concluir que conhecer, através da participação na oficina, atividades de investigação matemática acarretou aos futuros professores a tomada de consciência sobre a importância de conhecer material pedagógico para a prática docente de qualidade para os alunos e uma reflexão crítica, desde a formação inicial, quanto à necessidade de referências curriculares para essa prática.
How to cite this document
Keywords
Language
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A educação matemática no Brasil da perspectiva do discurso de pesquisadores
Venturin, Jamur Andre(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015) [Tese de doutorado]
This study focuses on Mathematics Education, which begs the question of the following inquiry: What do Mathematics Education researchers have to say about Mathematics Education in Brazil?. The objective is to understand ... -
Um breve panorama das Matemáticas Mistas e seus desdobramentos
Godoy, Kleyton Vinicyus (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Tese de doutorado]Realizamos um histórico da introdução das “matemáticas mistas”, e identificamos que o filósofo Francis Bacon (1561-1626) é creditado por meio das publicações “Proficience and Advancement of Learnings” em 1605 e “De Dignitate ... -
O princípio da Indução Finita e jogos para o ensino de funções
Martins, Rosilaine Sanches(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015) [Dissertação de mestrado]
The proposal of this work is to relate functions, progressions, principle of mathematical induction and games for the learning of mathematics. Applied games are Torre de Hanói, Jogos dos Anéis Chineses and Salto de Rã game, ...