Formação de professores e desenvolvimento de projetos curriculares: leitura e escrita de textos literários

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

França, Adriana Locatelli
Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Apresenta-se, neste texto, o relato do desenvolvimento de um projeto realizado em uma escola pública de Educação Básica (ciclos II e III do ensino fundamental e ensino médio) no município de Presidente Prudente/SP. O projeto envolveu dois professores, dois gestores, dez alunos do Ensino Fundamental e sete alunos do Ensino Médio e foi desenvolvido em aproximadamente dois meses (setembro e outubro de 2013) abrangendo o ensino da Língua Portuguesa, a apreciação e compreensão de textos literários e a produção de textos através do desenvolvimento de oito oficinas. Assim, o presente relato busca mostrar como o trabalho através de projetos consegue atrair o aluno e ampliar sua participação nas atividades resultando em transformações na realidade escolar. Mostra ainda como a parceria entre a equipe gestora e o corpo docente pode contribuir no processo de formação e facilitar o trabalho com o desenvolvimento de projetos. Palavras-chave: Formação docente, produção textual, literatura de cordel.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3980-3987