Ensinando matemática através de jogos, modelos geométricos e informática

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Data

2015-09-21

Autores

Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]
Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]
Fabricio, Ana Maria Maggi Trotti [UNESP]
Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]
Porcel, Daniel Zarpelão [UNESP]
Cruz, Gabriel Alexandre da [UNESP]
Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

One of the goals of the mathematics departments of Brazilian universities is to stimulate the interest of the students entering the logical reasoning. Another angle is to look for ways to encourage to students and teachers in an attempt to contribute to the improvement of the Brazilian situation that arises. As described in the National Curriculum Parameters (High School), Part III - Natural Sciences, Mathematics and its technologies, learn math in high school should be more than memorize results of science and the acquisition of mathematical knowledge must be linked to domain one know how to make mathematics and a knowledge mathematical thinking. So we want with this project stimulate a love for Mathematics, providing greater teacher / student interaction and promote a community approach / university, causing the student to have a new view of mathematics through games. Thus, in a playful way, I think this student the concepts learned in the classroom to question the logic used to do the thinking, making this student make connections between the various areas of mathematics.
Um dos objetivos dos departamentos de Matemática das universidades brasileiras é estimular o interesse dos graduandos ingressantes pelo raciocínio lógico. Outro ângulo é buscar meios de incentivo para alunos e professores, na tentativa de colaborar para a melhoria do quadro brasileiro que se coloca. Conforme descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, aprender Matemática no Ensino Médio deve ser mais do que memorizar resultados dessa ciência e que a aquisição do conhecimento matemático deve estar vinculada ao domínio de um saber fazer Matemática e de um saber pensar matemático. Por isso queremos com este projeto estimular o gosto pela Matemática, propiciando uma interação maior entre professor/aluno e promover uma aproximação comunidade/universidade, fazendo com que o aluno tenha uma nova visão da Matemática através dos jogos. Assim, de forma lúdica, faremos este aluno pensar nos conceitos aprendidos na sala de aula, questionar a lógica usada para fazer o pensamento, fazendo com que este estudante crie conexões entre as várias áreas da matemática.

Descrição

Palavras-chave

Mathematics, Games, Matemática, Jogos

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.