Formação continuada de professores de ciências e biologia: a sala de aula e os avanços científicos recentes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-09

Autores

Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Lunardi, Juliana Sartori [UNESP]
Vasconcelos, Paulo Henrique [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The project was the aim to develop a continuing education process for Science and Biology teachers. We had two basic perspectives: update and discussion of specific and educacional contents related to the current curriculum of São Paulo state, and the understanding of teachers as reponsible for the planning of their teaching. Was performed during the year 2014 and had five meetings in which participated in average of 40 teachers. The participating teachers had evaluted the experience and highlighted as produtive aspects, among others, the ability to update contents directly related to the school curriculum, and the opportunity to exchange experiences among peers. They also reported the use of what has worked in the meetings in their Science and Biology classes in school.
O projeto de formação de professores em exercício aqui apresentado teve como objetivo desenvolver um processo de formação continuada de professores de Ciências e Biologia pautado nas seguintes perspectivas: atualização e discussão de conteúdos específicos e pedagógicos ligados ao atual currículo do Estado de São Paulo, e a compreensão dos professores como planejadores da sua prática pedagógica. Foi realizado no ano de 2014, a partir de 5 reuniões de 8 horas, que contavam, em média, com a participação de 40 professores. Ao avaliarem a experiência os professores participantes destacaram como aspectos positivos: a possibilidade de atualização de conteúdos diretamente relacionados ao currículo escolar e a oportunidade de troca de experiências entre os pares, dentre outros. Relatam também a utilização do que foi trabalhado nas reuniões, em suas aulas de Ciências e Biologia nas escolas.

Descrição

Palavras-chave

In service teachers training, Science education, Biology education, Formação de professores em exercício, Ensino de ciências, Ensino de biologia

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.