Moradia estudantil agroecológica
Abstract
Introdução: A Moradia Estudantil da Unesp – Botucatu é um alojamento público coletivo oferecido aos estudantes economicamente menos favorecidos. Ao contrário de outras unidades da Unesp, este alojamento foi construído fora dos limites do Campus, em um bairro que apresenta problemas socioeconômicos. Na Moradia Estudantil há uma área construída de 2000m² e uma área não construída de 4000m², esta, por não ter uso produtivo, era motivo de gastos com manutenção para a Administração Geral do Campus de Botucatu. Objetivos: Cooperar com a manutenção da área e a aliar a ações que visem ao aumento da sustentabilidade no local e que possam ser utilizadas em ações de caráter socioambiental com instituições de ensino público e no entorno. Métodos: Implantação de um sistema agroflorestal (SAF), horta orgânica e bioconstruções. Todas as atividades realizadas são baseadas em Agroecologia e Permacultura, escolhidas por permitirem uma produção de mais baixo custo, diversificada, saudável, com menor impacto ambiental e que respeitem questões sociais e ambientais. No atual projeto, o solo foi recuperado com o plantio e roçada de um coquetel de adubos verdes, houve a instalação de composteiras coletivas para produção composto orgânico pelo reaproveitamento do material orgânico produzido pelos moradores, e o material reciclável é separado e entregue a uma cooperativa de agentes ambientais do município. Também é feito o plantio e manutenção de espécies arbóreas nativas, hortaliças e ervas medicinais e condimentares, além da utilização de homeopatia no controle de pragas. Resultados: Com a introdução de adubos verdes, observou-se melhoria na qualidade do solo através de análises químicas realizadas no Departamento de Solos da Faculdade de Ciências Agronômicas. Foi realizado o I Curso de Design em Permacultura (PDC) Moradia, em parceria com o Sítio Beira-Serra, o qual permitiu a formação de 32 permacultores a um valor acessível. A horta orgânica produziu duas safras de hortaliças, as quais foram consumidas pelos moradores. O primeiro plantio foi realizado em um mutirão aberto à comunidade universitária e contou com a participação de 35 pessoas, enquanto o segundo plantio ocorreu durante o XX Encontro Regional dos Estudantes de Biologia da Região Sudeste, na forma de vivência, com a participação de 25 pessoas. Toda a área do projeto é utilizada em atividades práticas da disciplina de Horticultura Orgânica, oferecida pela Faculdade de Ciências Agronômicas e em oficinas abertas à comunidade. A dificuldade de conseguir a participação rotineira dos moradores levou ao trabalho em mutirões esporádicos, quando todos são convidados a realizar os trabalhos. O próximo desafio do projeto é iniciar atividades de caráter educacional, com escolas da rede pública de ensino.
How to cite this document
Language
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2009
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Gazola, Rodrigo José Cristiano
; Mazotti, Adriano César
; Molero, Camila Schimite
; Mendes, Carolina Borghi
; Mello, Denise Fernandes de
; Marques, Emilia de Mendonça Rosa
; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
; Silva, José Humberto Dias da
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2008
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Pontes, Sueli Rodrigues
; Almeida, Djanira Soares de Oliveira e
; Godoy, Kathya Maria Ayres de
; Rosa, Claudia de Souza
; Nunes, Julianus Araújo
; Salvador, Sérgio Azevedo
; David, Célia Maria
; Vilche Peña, Angel Fidel
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar
Pinho, Sheila Zambello de; Spazziani, Maria de Lourdes
; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima
; Rubo, Elisabete Aparecida Andrello
; Villarreal, Dalva Maria de Oliveira
; Duarte, Camila
; Okamoto, Mary Yoko
; Souza, Thais R.
; Garms, Gilza Maria Zauhy
; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2012) [Livro]