Projeto de alfabetização de adultos por meio da educação em saúde

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Data

2013

Autores

Silva, Mayra Magalhães [UNESP]
Henke, Natalia Teixeira [UNESP]
Pedroso, Douglas Pasquali [UNESP]Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O projeto de Alfabetização de Adultos coordenado por alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP vem, há 20 anos, promovendo o resgate da cidadania de moradores de um bairro de Botucatu a partir da aquisição das capacidades de leitura, escrita e interpretação crítica de textos, bem como a realização de cálculos, além de desenvolver atividades culturais.Objetivo: Capacitar os participantes a ler, escrever e realizar cálculos, contribuindo para a formação de uma mente crítica, capaz de entender o mundo que os cerca, bem como analisá-lo, compreendendo o papel que desempenham no sistema vigente para que possam lutar conscientemente por uma vida humana. Estimular os estudantes de medicina e de outros cursos do Campus da UNESP de Botucatu a desenvolverem habilidades comunicacionais e a compreenderem os fatores determinantes do processo saúde-doença.Relato de Experiência: Participante se mostrava desatenta às atividades, mas ávida pelo aprendizado. Conquistamos sua confiança e descobrimos sua carência afetiva e problemas familiares: um filho preso, outro usuário de droga, um marido que a maltrata e uma filha pequena. O projeto promoveu melhora nas condições de sua saúde mental a partir dos círculos de conversa e cultura, culminado com escrita e leitura avançadas de maneira espantosamente rápida.Resultados: Aqueles que procuram o projeto para aprenderem a ler e a escrever, desenvolvem essas habilidades e se tornam pessoas opinativas e reflexivas. Aos acadêmicos, é facilitada a compreensão dos indivíduos como frutos de um contexto social, facilitando os cuidados integrais ao paciente.Conclusão: No projeto, não há professores nem alunos. Contribuímos fornecendo instrumentos para uma reflexão crítica da sociedade que possibilite uma ação consciente. A nós, é proporcionado um ambiente propício ao desenvolvimento de capacidades humanísticas, devido à visão do indivíduo como parte de um meio social.

Descrição

Palavras-chave

Educação em saúde, Contexto social, Capacidades humanísticas

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09875