Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Resumo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: O advento e desenvolvimento da WWW (World Wide Web) no final da década de 1980 representaram um grande avanço na área de educação, tornando a Internet uma poderosa aliada às técnicas tradicionais de ensino. As tecnologias e os recursos de programação existentes na rede mundial criam uma interatividade que faltava aos ambientes de ensino/aprendizagem presencial ou a distância tradicionais. Nesse contexto, a Web possibilita o acesso on-line às informações, além de tornar possível o surgimento de novas técnicas de ensino, que permitem auxiliar as técnicas tradicionais. Objetivos: Este trabalho está voltado para a integração das tecnologias da Web e do paradigma de simulação visando o desenvolvimento de um ambiente educacional que possibilite simular e exemplificar os temas que fundamentam as teorias da física básica discutidas no ensino médio. O ambiente é constituído por objetos educacionais construídos como applets, ou seja, programas interativos escritos na linguagem Java e que podem ser embutidos em documentos hipertexto, visualizados no interior de um navegador da Web como o Internet Explorer e o Netscape Navigator. Métodos: Para a criação dos applets, foi realizado um levantamento dos fundamentos de Física no ensino médio que impõem maior dificuldade de aprendizado aos alunos. O ambiente de apoio foi elaborado com a criação de objetos educacionais ou applets, O uso de applets fornece uma representação mais adequada para a explanação de um conceito, quando comparado com figuras estáticas ou uma descrição textual, pois possibilitam simular experiências reais com mudança de parâmetros, comparação e verificação de resultados. Resultados: Dessa forma, é possível aos estudantes visualizar os conceitos de forma relativamente fácil, uma vez que as informações podem ser representadas dinamicamente e de forma interativa. O conjunto de applets desenvolvido permitiu aumentar a motivação e incentivar um maior interesse entre os estudantes, encorajando-os a participar ativamente da aula. Este projeto permitiu maior motivação desses alunos à aprendizagem dos conceitos de física e maior aproximação com novas tecnologias na área de Informática.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação