Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Resumo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: Acreditamos que a pedra fundamental do trabalho pedagógico são o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que participam do processo educativo. No sentido de avaliar e fortalecer esse engajamento, o trabalho com professores coordenadores teve início com a construção de um amplo diagnóstico do que vem sendo realizado nas escolas e das dificuldades enfrentadas pelos coordenadores e diretores nessa tarefa. A partir disso, o grupo definiu diretrizes e metas prioritárias que nortearam as etapas posteriores. Objetivos: detectar as finalidades da instituição-escola; verificar as dificuldades enfrentadas pelos diretores e coordenadores no desenvolvimento de suas tarefas; estabelecer as diretrizes e estratégias prioritárias para o trabalho, aprofundar a reflexão sobre o papel da equipe técnica, bem como sobre suas tarefas; resgatar esse conhecimento produzido junto à rede de ensino para o aprofundamento da docência em disciplina da graduação em Pedagogia. Metodologia: Todos os encontros prevêem: discussão prévia, breve exposição, trabalho em pequenos grupos, produção de documento provisório. Resultados: A avaliação feita até o momento mostra que a equipe técnica enfrenta inúmeras dificuldades de desenvolvimento de suas tarefas e que isso, em grande medida, deve-se à dificuldade em definir o próprio papel. O projeto de extensão vem ajudando nessa sistematização, através da abordagem das situações concretas e da construção do projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, o projeto vem permitindo ao curso de Pedagogia aprofundar a temática da coordenação pedagógica a partir de discussões mais contextualizadas e instrumental mais condizente com a realidade das escolas.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação