Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar

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Data

2003

Autores

Neves, Aniceh Farah [UNESP]
Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]
Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP]
Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A geometria euclidiana, ensinada nos níveis básicos de escolarização, costuma partir de um modelo de raciocínio dedutivo, repleto de abstrações e de construções mecanicamente memorizadas, compartimentadas, que não resultam das experiências do aluno. Esse tipo de aprendizagem tende à formação de atitudes negativas para com as formas e conteúdos geométricos. Objetivos: A proposta objetiva oferecer subsídios ao professor do ensino fundamental de Matemática e Educação Artística para trabalhar com a geometria sob o enfoque das transformações, buscando superar as deficiências encontradas nesse nível de ensino. Articulada com os Parâmetros Curriculares, pauta-se no paradigma da interdisciplinaridade, ao contemplar a integração Arte/Ciência/Tecnologia. Métodos: A experiência consta de quatro oficinas teórico-práticas, durante o ano de 2002, nas quais, uma média de 40 professores de Educação Artística e Matemática de 5ª a 8ª séries da rede pública estadual do município de Bauru e região, vivenciam experiências com uma nova abordagem da geometria. Duas das escolas participantes do projeto recebem acompanhamento direto na sala de aula, explorando esse novo procedimento metodológico com os alunos. O projeto é assessorado por docentes e alunos bolsistas nas áreas de geometria, arte e informática. Resultados: Proposta em andamento, cujos resultados esperados são: mudança de atitudes de professores e alunos em relação à geometria; incorporação de novas tecnologias ao ensino e postura didática mais aberta ao trabalho interdisciplinar.

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