PIBID e atuação profissional: as TIC na Educação Física escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-05-12

Autores

Colpas, Ricardo Ducatti [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese parte do princípio de que toda tecnologia é fruto da interação entre a capacidade humana em realizar trabalho e os recursos da natureza transformados para a sobrevivência e o desenvolvimento do gênero humano. Nesse sentido, as tecnologias, desde as mais rudimentares até as mais atuais e sofisticadas, são elementos constitutivos da organização da vida das pessoas em diferentes culturas. Por isso, determinam nossas formas de ser e agir no mundo. Influenciam, inclusive, de maneira decisiva, o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de nossa humanidade. Dentre outras, e também por essa razão, os sistemas escolares, em um grande número de países, vêm implementando propostas de inclusão das mais recentes TIC produzidas pela indústria do setor de informática para formar professores e provocar mudanças nas práticas pedagógicas escolares. É nesse contexto que esta pesquisa acreditou na tese de que as TIC, quando articuladas a um programa de formação que se dá em interlocução com o trabalho docente e em parceria com a escola de educação básica, promovem impacto significativo para a formação e a atuação profissional. Para isso, produziu um estudo que teve como objetivo geral verificar de que maneira o uso das TIC nas práticas pedagógicas desenvolvidas no PIBID-EF da UFSJ influenciou a aquisição de saberes docentes para o exercício profissional. Para dar conta desse objetivo, produziu-se uma pesquisa qualitativa e optou-se pelo estudo de caso em que, numa primeira fase, oito ex-licenciandos bolsistas do PIBID-EF da UFSJ foram entrevistados, a fim de coletar dados sobre como, quando e por que as TIC foram utilizadas durante a participação no PIBID entre os anos de 2010 e 2013. E num segundo momento, observou-se, no primeiro semestre do ano de 2016, a prática de dois professores, ex-bolsistas do PIBID-EF, para colher dados de como atualmente as TIC são utilizadas na prática pedagógica na atuação profissional. Como resultados deste estudo, pode-se verificar que: as TIC foram incorporadas à arquitetura das práticas pedagógicas elaboradas pelos bolsistas durante a participação no PIBID e estiveram frequentemente presentes nas aulas dos professores observados em atuação profissional; evidencia-se o uso como recurso ou ferramenta didática, como objeto de estudo associado às discussões da Mídia-Educação e como linguagem para a produção de conteúdo; destaca-se, também, como resultado deste estudo, o papel das TIC na formação de professores, quando estas se revelaram importantes para potencializar a aquisição de saberes teórico-metodológicos, a fim de planejar, desenvolver e avaliar o trabalho docente no ensino da Educação Física escolar.
This thesis assumes that technology is the result of the interaction between human capacity to perform tasks and the nature resources transformed for the survival and development of human beings. In this sense, technologies, from the most rudimentary to the most current and sophisticated ones, are constitutive elements of the organization of people's lives in different cultures and, therefore, determine our ways of being and acting in the world. They influence, in a decisive way, the development of capacities and potentialities of our humanity. Among other things, and for this reason, school systems in many countries have been implementing proposals to include the latest ICT produced by the computer industry to train teachers and bring about changes in school pedagogical practices. It is in this context, that this research believed in the question that ICT promote significant impact for the formation and the professional action, when articulated to a training program that takes place in interlocution with the teaching work and in partnership with the school of basic education. And for that, it produced a study whose general objective was to verify how the use of ICT in the pedagogical practices developed in the PIBID-EF at UFSJ influenced the acquisition of teacher knowledge for the professional exercise. To achieve this goal, a qualitative research was produced and a case study was chosen in which, in the first phase, eight former graduates of PIBID-EF from UFSJ were interviewed to collect data on how, when and why ICTs Were used during the participation in PIBID, between the years of 2010 and 2013. And secondly, in the first semester of 2016, the practice of two professors, ex-stockholders of PIBID-EF, was observed to collect data on how ICT was used in their pedagogical practice. As a result of this study, it can be verified that: ICT was incorporated into the architecture of the pedagogical practices elaborated by the scholars during the participation in the PIBID and were frequently present in the classes of the teachers observed in professional practice; It is evident the use of ICT as a resource or didactic tool, as object of study associated to the discussions of Media-Education and as language for the production of content. As a result of this study, the role of ICTs in teacher training is also highlighted, when these were shown to be important in order to promote the acquisition of theoretical and methodological knowledge to plan, develop and evaluate the teaching work in the teaching of Physical Education.

Descrição

Palavras-chave

PIBID, TIC, Educação Física escolar, Atuação profissional, Formação de professores

Como citar