Os processos formativos de estudantes universitários paranaenses e suas relações com os artefatos digitais: uma proposta de mediação didática colaborativa baseada na cognição distribuída

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Data

2017-08-01

Orientador

Lima, Claudia Maria de

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente tese, vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, Ensino e Aprendizagem”, teve como propósito investigar os processos formativos de estudantes universitários e suas relações com os artefatos digitais, como base para desenvolver uma proposta de mediação didática colaborativa fundamentada na teoria da cognição distribuída, visando potencializar suas aprendizagens. Tomamos como pressupostos o surgimento de um novo cenário sociocultural, as apropriações e as relações dos jovens com os artefatos digitais enquanto mediadores das práticas cotidianas e acadêmicas e uma intervenção didática pautada na mediação como eixo central dos processos formativos. O referencial foi constituído de teorias que explicam a aprendizagem e os processos cognitivos do estudante adulto na sociedade mediada pelos artefatos digitais, com aportes da teoria histórico-cultural e da cognição distribuída. A abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisaintervenção, norteou a investigação que ocorreu em duas etapas: na primeira, foi realizado um mapeamento sobre a inter-relação do jovem com os artefatos digitais em sua vida cotidiana e acadêmica; a segunda foi constituída do planejamento, implementação e avaliação de uma intervenção didática proposta durante um ano letivo. Já o universo da pesquisa foi constituído de uma turma do primeiro ano do curso de Pedagogia de uma instituição pública situada do norte do Paraná, composta por 41 estudantes, em uma disciplina curricular. Os procedimentos eleitos para coletar os dados foram: questionário inicial, observação participante, diário de campo, análise documental e questionário final. A técnica de análise de conteúdo foi selecionada para subsidiar a análise dos dados coletados. Os resultados elucidam que atividades de natureza participativa, colaborativa e desafiadora, tendo a mediação colaborativa como eixo da atividade mental e a construção coletiva do conhecimento, oferecem mais chances de provocar alterações cognitivas e a distribuição da cognição, resultando na complexificação do pensamento; também, que a mediação pode ocorrer entre os sujeitos quando eles se tornam guias e ajudam os colegas no entendimento dos conceitos e apropriação do conhecimento. Os artefatos se tornam mediadores se servirem para fazer generalizações, orientar, oportunizar formas de representação conceitual e a regulação do pensamento, se forem usados para interagir, colaborar, negociar, promover o diálogo, a troca, o confronto cognitivo e o trabalho em parceria. Assim, essa tese faz a seguinte defesa: a mediação é o instrumento do processo formativo do jovem adulto quando se constitui no processo de elaboração e reelaboração do pensamento, construções coletivas de significados, inter-relação com os artefatos digitais e experiências significativas que potencializam a aprendizagem. Para tanto, requer uma intervenção didática que, ao fazer uso dos artefatos digitais, focalize a mediação que tenha como eixo central a interação, a colaboração, a parceria e a negociação.

Resumo (inglês)

The present thesis, linked to the research line "Formative Processes, Teaching and Learning", aimed to investigate the formative processes of university students and their relations with digital artifacts, as a basis to develop a proposal of collaborative didactic mediation based on the theory of Cognition, aiming to enhance their learning. We assume as presuppositions the emergence of a new socio-cultural scenario, the appropriations and relations of young people with digital artifacts as mediators of daily and academic practices and a didactic intervention based on mediation as the central priority focuses of the formative processes. The framework was composed of theories that explain the learning and cognitive processes of the adult student in society mediated by digital artifacts, with contributions from historicalcultural theory and distributed cognition. The qualitative approach, in the researchintervention modality, guided the investigation that occurred in two stages: in the first, a mapping was carried out on the interrelation of the young person with the digital artifacts in their daily and academic life; the second was the planning, implementation and evaluation of a didactic intervention proposed during a school year. The research universe consisted of a group of the first year of the Pedagogy course of a public institution located in the north of Paraná, composed of 41 students in a curricular discipline. The procedures chosen to collect the data were: initial questionnaire, participant observation, field diary, documentary analysis and final questionnaire. The content analysis technique was selected to support the analysis of the data collected. The results elucidate that participatory, collaborative and challenging activities, with collaborative mediation as the priority focuses of mental activity and the collective construction of knowledge, offer a greater chance of provoking cognitive alterations and the distribution of cognition, resulting in a more complex thinking; also showed that mediation can occur among subjects when they become guides and help colleagues in understanding the concepts and in the appropriation of knowledge. Artifacts become mediators if they serve to make generalizations, guide, provide forms of conceptual representation and regulation of thought, and also if they are used to interact, collaborate, negotiate, promote dialogue, exchange, cognitive confrontation and work in partnership. Thus, this thesis makes the following defense: mediation is the instrument of the formative process of the young adult when it is constituted in the process of elaboration and re-elaboration of thought, collective constructions of meanings, interrelation with digital artifacts and significant experiences that potentiate the learning. For this purpose, it requires a didactic intervention that, when making use of digital artifacts, focuses on mediation that has as its central priority focuses the interaction, collaboration, partnership and negotiation.

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Português

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