Faculdade de Ciências, Bauru

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  • ItemTese de doutorado
    Efeito da adição de nanotubos de carbono na microestrutura e propriedades mecânicas do alumínio A356
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Miranda, Adalberto Gomes de; Durrant, Steven Frederick [UNESP]; Macêdo Neto, José Costa de
    Os nanocompósitos com matriz metálica surgem como avanços no desenvolvimento tecnológico, pela combinação de materiais para melhorar as propriedades mecânicas, tais como dureza, módulo de elasticidade e ductilidade. O alumínio é de baixa densidade, boa durabilidade e alta resistência. Os Nanotubos de Carbono possuem elevada resistência, elevada condutividade térmica e elétrica, assim como pode ser utilizado como reforço em matriz de alumínio A356. Os nanocompósitos de A356 com Nanotubos de Carbono de Paredes Múltiplas apresentam, como propriedades mecânicas elevada resistência mecânica e boa ductilidade. Esta pesquisa visa estudar o efeito da adição de NTC na microestrutura da matriz do A356, suas estruturas e propriedades mecânicas. Os nanocompósitos produzidos, foram com 99% de A356 (A1) mais 1% de NTCPM (A2) e fundido em forno de fusão a gás natural, a 800 ºC, por 3 h, produzindo a Amostra A1-1. A amostra A1-1 teve nova fundição em mufla, a 850 ºC, por 3 h, melhorando o Módulo de Elasticidade e obtendo a amostra A1-1’, analisada por ensaios metalográficos e de tração em Máquina Universal. A amostra A2-2 (A356+NTCPM), fundida com maçarico, a 3000 ºC, mostrou excesso de carbono e oxigênio medidos por EDS e não melhoraram as propriedades mecânicas. Foram realizados ensaios de nanoindentação do A1 e Nanocompósito (A356/NTCPM/TiBAl) não obtendo melhoras nas propriedades mecânicas.
  • ItemTese de doutorado
    Análise da explicabilidade dos métodos de inteligência artificial eXplicável aplicados a segmentação de imagens de peixes pacu
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Feitosa, Juliana da Costa; Brega, José Remo Ferreira [UNESP]
    A concepção envolvendo o termo Inteligência Artificial (IA) traz grandes preocupações em relação a transparência das informações fornecidas como saída, exigindo cada vez mais explicações para que os usuários entendam sobre esse tipo de abordagem. Esse campo de pesquisa é chamado de Inteligência Artificial eXplicável (XAI) e pode ser definido como um conjunto de técnicas que une métodos de IA com abordagens explicativas eficazes para gerar saídas explicáveis, tornando os modelos mais compreensíveis para o ser humano. Apesar da XAI ser apresentada como uma das soluções para a falta de transparência dos modelos de IA do tipo caixa-preta, contestar as explicações geradas por esses métodos também se faz necessário, visto que a explicabilidade é considerada uma tarefa necessária para a melhora dos resultados. Somado a isso, diante dos vários métodos existentes, estratégias de melhoria das explicações tornaram-se contribuições significativas para a área. Com objetivo de analisar e proporcionar melhores resultados aos métodos de XAI aplicados a segmentação de imagens de peixes da espécie Pacu, foram utilizadas 100 imagens de entrada para o presente trabalho. Portanto, dois experimentos foram conduzidos com o intuito de encontrar o melhor método explicável, a partir de técnicas de perturbação de pixels, e também melhorá-los por meio da combinação lógica entre o melhor método e os demais. Foi a primeira vez que essa metodologia foi aplicada no contexto da Aquicultura. A partir dos resultados obtidos, o Mapa de Saliência obteve os melhores resultados ao demonstrar pixels que de fato foram considerados como os de maior relevância pela Mask R-CNN utilizada. Além disso, foi possível observar que a metodologia implementada proporcionou não só a melhora dos métodos explicáveis Grad-CAM, CNN Filters e Layer Grad-CAM, como também foi possível obter resultados melhores do que os alcançados por meio do Mapa de Saliência. Por fim, conclui-se que a principal contribuição deste trabalho está na possibilidade de melhorar a qualidade das explicações de um método explicável de forma simples, bem como a implementação de uma avaliação eficaz baseada em perturbação de pixels.
  • ItemDissertação de mestrado
    Correlações entre o desempenho escolar e as atitudes em relação às frações de alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Nucci, Ana Paula Enedina dos Santos; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
    A presente pesquisa teve por objetivo investigar as relações entre o desempenho escolar e os procedimentos utilizados por estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental em atividades extraídas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo-SARESP que envolvem frações, considerando-se algumas variáveis afetivas como: as atitudes em relação à Matemática e as atitudes em relação às frações, tendo em vista que o desempenho em Matemática dos alunos desse ano escolar nessa avaliação é abaixo da média. Para tanto, foi necessário analisar: o desempenho desses alunos em Matemática no SARESP e suas atitudes em relação à Matemática e de modo específico, às frações. Realizou-se, então, uma pesquisa quali-quantitativa sendo utilizados para a coleta de dados: um questionário informativo do aluno; uma prova de Matemática com questões extraídas do Caderno do Aluno Aprender Sempre, do governo do Estado de São Paulo; as escalas de atitudes em relação à Matemática, cujo Alfa de Cronbach foi de 0,91 (que indicou um excelente nível de confiabilidade do instrumento de pesquisa) e as escalas de atitudes em relação às frações, que apresentou Alfa de Cronbach de 0,916, confirmando o alto nível de confiabilidade do instrumento. Foram sujeitos desta pesquisa 69 alunos 9.º ano do Ensino Fundamental do período da manhã de uma escola estadual pertencente à Diretoria de Ensino de Bauru. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se na aplicação do questionário informativo e nas duas escalas de atitudes. Posteriormente, os estudantes realizaram a prova de Matemática. Após a correção da prova, dois participantes foram selecionados e submetidos ao procedimento “pensar em voz alta”. Diante disso, por meio da análise descritiva dos escores totais dos alunos, verificou-se que as atitudes em relação à Matemática tiveram um escore médio de 45,5; as atitudes em relação às frações 45,2 e o desempenho na avalição 5,0. Os resultados também indicaram correlação positiva e significativa a 95% (r = 0,266) entre o gênero e as atitudes em relação à Matemática. Com relação à idade, estudantes que já foram reprovados alguma vez e que eram mais velhos apresentavam uma correlação de 99% (r = -0,797) e tendiam a acreditar que suas notas em Matemática geralmente eram menores que a da maioria da turma (r = -0,298), possivelmente por terem experimentado situações negativas no passado e obtiveram uma nota menor na avaliação sobre frações (r = -0,408), com uma média de 3,4 pontos na prova. Assim, apresenta-se a constatação de que este grupo de estudantes também apresentou menores pontuações nas escalas de atitudes em relação à Matemática e em relação às frações. Portanto, espera-se que esta pesquisa de mestrado contribua para o ensino da Matemática, especialmente das frações, ressignificando a aprendizagem sob o viés de aspectos afetivos e cognitivos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Reconhecimento se, e somente se, com redistribuição: a Lei nº 10.639/2003, na disciplina de Matemática, em cursos da Etec de Ilha Solteira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Gonçalves, Handerson Ferreira; Peralta, Deise Aparecida [UNESP]
    Essa pesquisa centra esforços na realização de uma crítica sobre a relação reconhecimento-redistribuição, na materialização da política de ação afirmativa pretendida pela Lei nº 10.639/2003, nos currículos de Ensino Médio da Etec de Ilha Solteira. A investigação em questão é de caráter teórico, tendo como procedimento metodológico a leitura exaustiva de documentos, sob o referencial da Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo a teoria bidimensional de justiça social de Nancy Fraser. Foram estudadas as quatro modalidades de Ensino Médio oferecidas pela Etec de Ilha Solteira, sendo elas o Ensino Médio com Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração; Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Período Integral e Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Mecatrônica. Para tanto, foram analisados os Planos de Curso de cada uma dessas modalidades, para evidenciar aproximações e afastamentos com o preconizado pela referida Lei, documentos normativos para a educação, como a LDB, BNCC e o Currículo Paulista, além de documentos que direcionam a implementação de uma educação antirracista, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ao lado do Plano Nacional de Implementação dessas Diretrizes. O objetivo geral foi descobrir se os currículos para os cursos citados contemplam os conteúdos de Cultura e História Afro-brasileiras no seu âmbito, especificamente na disciplina de Matemática. O pano de fundo para a análise é a teoria de Justiça Social Bidimensional de Nancy Fraser, utilizando o Binômio Reconhecimento-Redistribuição, para diagnosticar e responder sobre o atendimento da lei nos currículos dos cursos listados, bem como sua vocação para a promoção da Justiça Social.
  • ItemDissertação de mestrado
    Brincando, conhecendo e valorizando a cultura de matriz afro-brasileira na Educação Infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Negrão, Camila Alves; Rossi, Fernanda [UNESP]
    A presente pesquisa visa contribuir com reflexões e proposição de práticas pedagógicas na Educação Infantil, para crianças de quatro e cinco anos, que dialoguem sobre conhecimentos e experiências corporais contemplando questões educacionais sobre as relações étnico-raciais, com fundamentação teórica na corporeidade, sociologia da infância e perspectiva decolonial. Diante deste contexto, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver uma proposta de práxis pedagógica na Educação Infantil, visando a construção de significados sobre a corporeidade e a cultura afro-brasileira pelas crianças. Os objetivos específicos consistem em analisar os significados construídos sobre a corporeidade (própria e do outro) e sobre a cultura de matriz afro-brasileira, no contexto das práxis pedagógicas lúdicas experimentadas na Educação Infantil e apresentar um produto educacional, no formato de animação infantil, tendo como eixos a corporeidade e a cultura de matriz afro-brasileira. A metodologia foi fundamentada na pesquisa qualitativa participante e os instrumentos de coleta de dados foram a observação de campo e rodas de conversas. Os participantes da pesquisa foram 19 crianças e a análise de dados permitiu refletir sobre a construção que elas fizeram de significados sobre a corporeidade e a cultura afro-brasileira. As categorias de análise e discussão dos dados foram organizadas em sete episódios, sendo eles: “conhecendo o continente africano”; “brincadeiras africanas”, “histórias com personagens negros(as)”; “nós somos um grupo”; “como eu sou?”; “respeito e valorização das diferenças” e “brincando com bonecas negras e bonecos negros”. Conclui-se que a proposta de práxis pedagógica na Educação Infantil contribuiu para a ampliação da compreensão em torno das corporeidades, conscientizando-se sobre o respeito e a valorização das diferenças e da cultura de matriz afro-brasileira.
  • ItemTese de doutorado
    Caracterização de filmes finos de nitreto de titânio/prata com propriedades antimicrobianas depositados por RF Magnetron Sputtering.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-14) Arruda, Antonio Carlos Santos de; Durrant, Steven Frederic [UNESP]; Mansano, Ronaldo Dominguês
    Neste trabalho, filmes de nitreto de titânio com diferentes concentrações de Ag, depositados por Rádio Frequência Magnetron Sputtering, foram avaliados sobre substratos de silício e aço inoxidável. Na fase inicial, filmes de titânio (plasmas com argônio) e nitreto de titânio (plasmas de argônio e nitrogênio) foram depositados sobre substratos de silício. A variação do fluxo de nitrogênio evidenciou a formação de filmes de nitretos de titânio com as orientações (111), (200), (220), (212) e (222). Para a formação dos filmes de nitreto de titânio - prata, a mistura de argônio (19 sccm) e nitrogênio de (25 sccm) a uma potência de 350 W, durante 90 min foi empregada. O aumento da concentração de prata refletiu na taxa de deposição e rugosidade. As análises de morfologia e topográfia, evidenciaram uma distribuição aleatória de particulados brilhantes, o que impactou no acabamento superficial, promovendo uma superficie fosca, limitando a sua aplicação para revestimentos decorativos. O comportamento hidrofóbico (>90) do filme de TiN-Ag foi observado na concentração de prata de (14.6 ± 0.3) at. %. As análises de Espectrometria de Espalhamento Rutherford e Emissão de Raios-X Induzida por Prótons, evidenciaram a distribuição da prata ao longo das espessuras dos filmes depositadas nas diferentes concentrações de Ag utilizadas. Os ensaios microbiológicos evidenciaram uma redução da atividade microbiana para os nitretos de titânio-prata em suas diferentes concentrações de prata para o micro-organismo Staphylococus aureus. Para o micro-organismo Candida albicans a característica fungistática foi constatada.
  • ItemTese de doutorado
    Construção e estudos psicométricos da escala sinalizadora de comportamentos de altas habilidades/superdotação em crianças – versão para Pais (ESCAH/C-PAIS)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Cunha, Victor Alexandre Barreto da; Rondini, Carina Alexandra [UNESP]
    As altas habilidades/superdotação (AH/SD), a cada ano, vêm ganhando destaque, principalmente no que concerne à identificação de comportamentos de AH/SD. Sabe-se que os pais/responsáveis são peças-chave dessa engrenagem, quanto à identificação de comportamentos de AH/SD. O presente estudo tem como objetivo elaborar e testar as propriedades psicométricas da Escala Sinalizadora de Comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação em Crianças – versão para Pais (ESCAH/C-Pais). Em um primeiro momento, realizou-se uma busca nacional e internacional de instrumentos disponíveis para identificação das características associadas às AH/SD, aplicados aos pais, almejando analisar quais características são comuns entre eles. A busca foi promovida em bases de dados on-line, artigos científicos, dissertações e teses referentes à temática, em livros sobre AH/SD e web sites. Também foram feitos contatos via e-mail e redes sociais, diretamente com pesquisadores da área e/ou instituições que fazem avaliação das AH/SD nacionais e internacionais. Os descritores utilizados foram: instrumento, escala, superdotação, pais, família e altas habilidades. Foram elegíveis três instrumentos provenientes das bases de dados e 11 instrumentos obtidos pelos demais meios. O estudo final contou com 14 instrumentos, todos desenvolvidos entre os anos de 2000 e 2020. Apenas dois instrumentos internacionais possuíam análises estatísticas e psicométricas, no seu processo de construção e validação. Verificou-se, portanto, uma escassez de produções atinentes à temática pesquisada e carência de instrumentos, validados, disponíveis na versão para pais, no âmbito nacional e internacional, indicando a necessidade de aprofundamento de pesquisas na área. Em um segundo momento, foram construídos os itens da ESCAH/C-Pais, com base nos instrumentos encontrados na revisão de literatura. A ESCAH/C-Pais foi composta inicialmente por 127 itens, divididas por nove subescalas: Intelectual, Criatividade, Emocional/Social, Linguística, Lógico-Matemática, Artes, Psicomotora, Liderança e Independência/Inconformismo. Efetuou-se a análise semântica dos itens da escala, com o auxílio de uma amostra de 45 pais/responsáveis de diversas regiões do Brasil, via Google Meet, por meio de Grupos Focais. Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo-Controle (GC). O GE foi separado em dois subgrupos: G1 e G2, sendo G1 formado por participantes advindos de projetos de extensão e instituições que atuam com AH/SD de diversas localidades brasileiras e G2, participantes provenientes de uma instituição especializada na avaliação da superdotação. O GC foi constituído por pais/responsáveis que não tinham suas crianças identificadas com AH/SD. O G1 foi composto por 20 participantes, com idades entre 31 e 53 anos (M=42; DP=6), predominantemente do sexo feminino 19 (95%). O G2 foi constituído por 16 participantes, com idades entre 34 e 58 anos (M=42, DP=4), majoritariamente do sexo feminino, 15 (94%). O GC foi integrado por nove participantes, compreendendo a faixa etária dos 31 aos 50 anos (M=40; DP=6), todas do sexo feminino. Os resultados mostraram que os itens da escala são de fácil compreensão; poucas foram as sugestões propostas para deixá-los mais compreensíveis, demonstrando, assim, evidências de validade semântica pelos pais/responsáveis. Posteriormente, a escala foi examinada por cinco juízes especialistas em AH/SD e/ou em construção de instrumentos. A análise baseada no conteúdo da escala, por intermédio da avaliação de juízes - Índice de Validade de Conteúdo (IVC), apontou alto índice de concordância entre os juízes (80% a 100%). Após uma análise pormenorizada, três itens foram excluídos. A escala foi composta por 124 itens. As análises indicaram que a escala apresenta evidências de validade semântica e de conteúdo, sendo confiável para a identificação de comportamentos de AH/SD. O estudo-piloto foi realizado com a participação de quatro mães, com idades entre 30 e 42 anos, residentes na cidade de Bauru-SP. As mães foram divididas em dois grupos: duas Mães com Crianças Identificadas com AH/SD (MCI) e duas Mães com Crianças Não Identificadas com AH/SD (MCNI). O estudo-piloto possibilitou assegurar a aplicabilidade da escala, cujos itens estavam adequados e coerentes, garantindo, assim, o processo de desenvolvimento da escala ao seu público-alvo. A amostra ampliada de participantes teve por objetivo examinar as propriedades psicométricas da ESCAH/C-PAIS; para isso, participaram 658 pais/responsáveis, com idades entre 24 e 66 anos (M=41, DP=5,69), majoritariamente do sexo feminino, 621 (94%), residentes de diversas regiões do Brasil, sendo 416 pais/responsáveis com crianças identificadas com AH/SD e 242 pais/responsáveis com crianças não identificadas com AH/SD. Os participantes responderam ao questionário sociodemográfico e a ESCAH/C-Pais on-line. A estrutura interna foi aferida por intermédio da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e pela Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Inicialmente, aplicaram-se o teste Kaiser-Mayer-Olkin (KMO) e o Teste de Esfericidade de Bartlett, a fim de testar se a base é adequada para fatoração. Após, foi efetuada a AFE, os 124 itens foram agrupados e o método de retenção de fatores estimou a presença de 16 fatores. Entretanto, devido ao fato de os resultados serem conflitantes com o modelo teórico proposto e não representarem parte dos fatores esperados, foi decidido avaliar a estrutura interna, por meio da AFC. Quanto à AFC, foi possível confirmar a multidimensionalidade da ESCAH/C-PAIS, a plausibilidade do modelo teórico pré-estabelecido em nove fatores, indicando boas cargas fatoriais. Apenas um único item foi excluído, nessa etapa. A precisão das subescalas foi verificada pelo alfa de Cronbach (α) e pelo ômega de McDonald (ꞷ). Os resultados apontaram que todas as subescalas apresentaram precisão bastante satisfatória, cujos valores foram: alfa de Cronbach 0.86 e ômega de McDonald 0.87; cargas fatoriais: 0.320 e 0.753 para a subescala Intelectual; alfa de Cronbach 0.86 e ômega de McDonald 0.88; cargas fatoriais: 0.522 a 0.730 na subescala Criatividade; alfa de Cronbach 0.85 e ômega de McDonald 0.86; cargas fatoriais: 0.252 e 0.657 na subescala Emocional/Social; 0.87 tanto no alfa de Cronbach quanto no ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.468 e 0.724 na subescala Linguística; 0.92 no alfa de Cronbach e no ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.679 e 0.760 na subescala Lógico-Matemática; 0.93 no alfa de Cronbach e ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.594 e 0.815 na subescala Artes; 0.92 no alfa de Cronbach e no ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.439 e 0.830 para a subescala Psicomotora; 0.87 tanto no alfa de Cronbach quanto no ômega de McDonald; cargas fatoriais: 0.491 e 0.698 subescala Liderança e na subescala Independência/Inconformismo obteve alfa de Cronbach de 0.82 e ômega de McDonald 0.83; cargas fatoriais: 0.131 e 0.713. A ESCAH/C-Pais está composta por 123 itens, divididos por nove subescalas. Portanto, a ESCAH/C-Pais revelou, até o momento, boas propriedades psicométricas. Futuros estudos serão empreendidos com o intuito de replicar o modelo teórico e de validação relativa à estrutura interna, bem como investigar outras evidências de validade. Almeja-se que a escala possa contribuir com a literatura científica da área e ser um instrumento pujante na sinalização de comportamentos de AH/SD em crianças de 6 e 10 anos, tendo os pais/responsáveis como os respondentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ciclos festivos na escola: encantamentos por meio das danças brasileiras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-17) Meira, Juliana Machado de; Ugaya, Andresa de Souza [UNESP]
    Esta pesquisa se propôs a narrar os caminhos construídos para o desenvolvimento de um trabalho com as culturas populares na escola, por meio das festas e suas manifestações e expressões presentes nos ciclos festivos brasileiros – carnavalesco, junino e natalino. O cenário desse estudo foi a disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, elaborada e ministrada por uma dupla de docentes e realizada junto aos estudantes do ensino médio no segundo semestre de 2022. Embasado e fomentado pelo trabalho na escola com foco na temática das relações étnico-raciais, o objetivo dessa pesquisa foi o de construir propostas para que saberes e práticas populares, marginalizados e subalternizados pelo meio acadêmico, construam espaços nas práticas educativas, com o reconhecimento dos impactos desse saber na formação dos estudantes. Compreendemos que este trabalho realiza as prerrogativas das leis 10.639 e lei 11.645 imantando as nossas ações educativas de intencionalidade na construção de uma escola e de uma educação multicultural e decolonial. A metodologia utilizada para os registros foram as narrativas autobiográficas que partilham as experiências sobre os processos construídos na práxis pedagógica dialogando com autores que referenciam as ações na/da educação para as relações étnico-raciais. Os resultados da pesquisa são reverberados pelas narrativas dos estudantes, onde eles partilham que por meio das vivências oportunizadas pelo trabalho na disciplina eletiva ampliaram seus conhecimentos sobre as festas e danças das culturas populares brasileiras, que se caracterizaram por novas experiências, momentos de diversão e o compartilhar desses saberes com a comunidade escolar. Destacamos três momentos que se deram nesse trabalho com as festas, manifestações e expressões populares festivas junto aos estudantes: abrir as portas da escola para os saberes das culturas populares, vivenciar uma educação pautada nas relações étnico-raciais e a construção de relações de pertencimento/encantamento por meio da dança brasileira. O grande legado de toda esta experiência foi o fato da nossa escola abrir seus portões, às salas de aula, a quadra, o currículo para acolher e valorizar as culturas populares, construindo caminhos nos quais não podemos mais voltar atrás, e sim, somente seguir em frente e expandir. A disciplina eletiva ‘Festejar o Brasil: uma viagem dançada pelo nosso país’, fez seu espaço em nossa comunidade escolar nos enlaçando aos saberes e fazeres das culturas populares, alcançando novas perspectivas para uma educação democrática.
  • ItemTese de doutorado
    Uma análise Bourdiana do campo de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: o caso do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-01) Audi, Amanda Godoi; Nardi, Roberto [UNESP]
    Esta pesquisa, decorrente da dissertação de Audi (2018), tem como objeto de estudo o Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (PPGEDC) da Unesp/Bauru. A questão norteadora foi: Quais são as forças que interferem nas ações dos agentes e estruturas existentes no PPGEDC que influenciam a atividade acadêmica dos egressos? O objetivo geral é analisar sociologicamente o PPGEDC de acordo com a perspectiva de Bourdieu, buscando compreender o campo no qual o Programa está inserido e as disputas existentes dentro dele, especialmente sob a visão dos egressos. E compreender, assim, quais são as lutas, os agentes, as normas e as leis determinantes para esse campo e subcampo. Os dados foram levantados em relatórios disponibilizados pela Seção de Pós-graduação e no website do Repositório da Unesp; e, aqueles relativos aos sujeitos, foram obtidos a partir das informações contidas em seus currículos Lattes e questionários. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e documental. Para análise dos dados, foram utilizados princípios da Análise Textual Discursiva. A partir disso, constata-se que os resultados dessa pesquisa geraram reflexões sobre as contribuições profissionais, acadêmicas, políticas e sociais à formação de pesquisadores e, nesse sentido, articular com a qualificação para o Ensino Superior e demais níveis educacionais. Busca-se contribuir para futuras reformulações educacionais e institucionais no PPGEDC, enfocando a formação de pesquisadores e professores de Ciências de elevada qualidade.
  • ItemTese de doutorado
    Preconceito sexual e de gênero sob a ótica da análise do comportamento: investigações teóricas e aplicadas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-01-29) Cravo, Felipe Augusto Monteiro; Almeida-Verdu, Ana Claúdia Moreira [UNESP]; Almeida, João Henrique de [UNESP]
    O objetivo desta tese é apresentar investigações teóricas e aplicadas sobre preconceito sexual e de gênero sob uma perspectiva analítico-comportamental. A tese está dividida em introdução geral, cinco estudos em formato de artigos e um capítulo final. No capítulo 1 apresenta-se uma revisão teórica sobre o preconceito sexual e de gênero sob a perspectiva da análise do comportamento com ênfase nos processos simbólicos constituintes deste fenômeno. O segundo e o terceiro capítulos são revisões de literatura já publicadas em periódicos durante o percurso de doutoramento. Tais revisões contribuíram para compreender os usos e características do instrumento IRAP (Implicit Relational Assessment Procedure) (capítulo 2) e o estado da arte da literatura analítico-comportamental brasileira sobre sexualidade e gênero (capítulo 3). O capítulo 4 apresenta o resultado da avaliação de preconceito explícito contra gays e lésbicas por estudantes de psicologia. Participaram 115 estudantes (73 femininas, 39 masculinos e 3 pessoas não-binárias, média etária 23,3 anos, DP, 7,0) que responderam à Escala Multidimensional de Preconceito Sexual (EMPS) de forma online. A escala mede preconceito sexual a partir de cinco fatores (aversão à homossexualidade, heterossexismo, crenças positivas sobre a homossexualidade, resistência à heteronormatividade e negação da homofobia). Dentre os resultados verificou-se que participantes cisheterossexuais possuem maiores médias de “heterossexismo”, e participantes LGBTQIAPN+ e sem crença religiosa maiores escores no fator “resistência à heteronormatividade”. O fator “crenças positivas sobre a homossexualidade” foi interpretado de forma diferente da proposta dos autores da escala. Discutiu-se sobre as características curriculares dos cursos de Psicologia e a formação profissional com vistas a diminuição de vieses preconceituosos. No capítulo 5 apresenta-se uma investigação exploratória sobre o uso do IRAP para medir vieses anti e pró figuras representativas (emojis) de heterossexuais, gays e lésbicas. Participaram 28 estudantes de psicologia (16 femininas, 11 masculinos e 3 pessoas não-binárias, 17 heterossexuais, cinco bissexuais, três homossexuais, dois pansexuais e uma pessoa assexual; média etária de 23 anos). As/os participantes foram dividas/os aleatoriamente em dois grupos (IRAP-Gay e IRAP-lésbica), e foram submetidas/os a avaliação implícita de viés pró e anti heterossexualidade e homossexualidade. Identificou-se que o IRAP é sensível para medir vieses sobre sexualidade, porém os efeitos pró homossexualidade são funções das características das/os participantes. Isto é, participantes LGBTs apresentaram vieses pró gays e lésbicas e vieses neutros a heterossexuais, e participantes heterossexuais forte viés pró heterossexuais quando comparado com estímulos gays, e vieses neutros para homossexuais em geral. Discutiu-se sobre as relações simbólicas como função da história de interações com as contingências culturais estabelecidas para cada grupo. No último capítulo apresenta-se uma síntese pessoal do doutorando sobre os aspectos simbólicos que perpassaram sua história de vida enquanto gay. Por fim, apresenta-se um resumo dos objetivos, resultados e proposições possíveis a partir das pesquisas desenvolvidas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Reflexões sobre o intercâmbio au pair a partir da clínica psicanalítica online
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-29) Cunha, Letícia Cristine Moreira da; Campos, Érico Bruno Viana
    A presente dissertação aborda os desdobramentos do cenário atual diante do surgimento e estabelecimento da clínica online - aqui, especificamente, a clínica psicanalítica - e o atendimento de jovens brasileiras vivendo no exterior a partir do intercâmbio Au Pair. Inicialmente foi descrito o histórico recente do surgimento e desenvolvimento da clínica online, seguido da apresentação da modalidade de intercâmbio Au Pair e da literatura específica sobre os possíveis impactos nos sujeitos que emigram. Além da revisão de literatura cara a este campo, as discussões foram ilustradas a partir de breves vinhetas de atendimentos psicoterápicos realizados. Os resultados apontam que os vestígios do colonialismo persistem nas dinâmicas estabelecidas no Au Pair, seja na forma de disparidade entre os membros da família, das condições econômicas, culturais ou de acesso às condições legais do país, trazendo impactos significativos para as intercambistas. Nesse contexto, a psicoterapia mostrou-se como um espaço de sustentação e ressignificação dos processos relativos aos processos de luto e eventos traumáticos vivenciados.
  • ItemTese de doutorado
    As marcas da argumentação implementadas por licenciandos em espaços didático-pedagógicos durante o estágio supervisionado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-15) Cardoso, Nelson Leite; Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
    A argumentação tem como propriedade o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Na perspectiva pedagógica, essa característica é utilizada como recurso auxiliar na estruturação do processo de ensino e aprendizagem visando a construção do conhecimento. A análise de como se configuraram a utilização didática dessa característica nas atividades do estágio supervisionado do curso de graduação de Licenciatura em Ciências (habilitação em Física) de uma Universidade Pública da Região Norte do país foi objeto de estudo dessa pesquisa. Avaliamos o domínio didático-pedagógico dos licenciandos na implementação de atividades que invistam na promoção da argumentação. Foram estabelecidos como instrumentos de coleta de dados alguns documentos elaborados pelos estagiários: o Plano de Aula do minicurso implementado elos estagiários e desenvolvido com alunos do Ensino Médio; gravações em áudio e vídeo dos momentos de reflexão em sala de aula como componentes da disciplina do Estágio Supervisionado, em que eles relataram suas impressões sobre as atividades desenvolvidas; entrevista realizada pelo pesquisador, cujo tema tratou sobre os significados dos termos Problematização, Estratégia de Raciocínio e Argumentação e sua utilização no ensino de Ciências e o Relatório Final do estágio. A análise dos dados centrou-se principalmente nos registros efetuados por uma dupla de estagiários, que desenvolveu a dinâmica de “Júri Simulado”, uma vez que esta opção didática utiliza necessariamente a argumentação como abordagem discursiva. Alguns referenciais teóricos foram tomados como parâmetros de análise e avaliação de resultados: a estruturação e tipologia de argumento; o uso de recursos potencializadores de argumentação (Problemas e Problematizações); os Propósitos e Ações Pedagógicos e Epistemológicos do professor para a promoção da argumentação e as Ações do Domínio Teórico-Prático para o uso da Argumentação. A finalização da avaliação contou com três categorias de situações argumentativas, a saber: ações que criam condições para o surgimento da argumentação; ações que geram e sustentam a argumentação e ações com base em sustentação epistemológica. Como resultado, constatou-se a predominância das ações e propósitos pedagógicos do professor para a promoção da argumentação, que por sua vez acarretaram uma maior incidência da primeira categoria geral de situações argumentativas, consideradas como ações em nível pragmático. Verificou-se que as ações da segunda categoria, caracterizadas como ações em nível argumentativo, por terem como condição a execução completa do ciclo argumentativo (proposição do argumento, contra-argumento e resposta) se mostraram com maior nível de dificuldade e baixa frequência de ocorrência. De forma semelhante as ações da terceira categoria (ações epistêmicas) que precisavam ser sustentadas por referenciais teóricos e/ou matemáticos também tiveram suas execuções comprometidas. As marcas da argumentação apresentadas pelos licenciandos confirmam a necessidade de maior investimento ainda na formação inicial do professor quanto ao domínio teórico-pedagógico da prática argumentativa. Nesse caso, além da perspectiva pedagógica da argumentação, que remete às ações do professor enquanto estratégia reguladora da aprendizagem, deve-se considerar a perspectiva epistêmica, que implica no aprender a argumentar atentando para a natureza do processo de construção do argumento e dos mecanismos cognitivos que são desencadeados.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso de modelos didáticos para o ensino de histologia: uma abordagem crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-21) Reversi, Luiz Felipe Campos; Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]
    Existe, atualmente, uma diversa gama de práticas pedagógicas disponíveis para o ensino de ciências, assim como existe uma grande quantidade de investigações acadêmicas acerca de tais práticas e das possibilidades para um ensino de Ciências inovador e efetivo. Contudo, de modo geral, ambos estes estudos e práticas são orientados hegemonicamente por uma perspectiva construtivista, havendo pouca articulação entre as tendências pedagógicas críticas e os componentes curriculares específicos como as Ciências Naturais. Da mesma forma, alguns conteúdos são privilegiados e recorrentes em tais produções, sendo escassa a produção acadêmica de práticas e pesquisas sobre o ensino de determinados conteúdos: como a histologia. Frente a essas lacunas, buscamos realizar um estudo acerca do uso de modelos didáticos no ensino de histologia a partir do referencial da Teoria da Atividade, identificando as potencialidades e limitações do uso de tais modelos a partir de sua aplicação por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados foram utilizados para a elaboração de um material instrucional que faça a síntese desse conhecimento produzido e que oriente os professores na produção e aplicação de seus próprios modelos didáticos tridimensionais de baixo custo em Papercraft.
  • ItemTese de doutorado
    Influências de intervenções sobre saúde emocional materna e interação mãe-bebê com deficiência.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Pederro, Mariana de Freitas Pereira; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
    O presente estudo descreveu, comparou e correlacionou os indicadores de saúde emocional, a percepção da rede de apoio social e a interação mãe-bebê com deficiência, antes e após intervenções com foco na saúde emocional e em comportamentos interativos maternos. Analisou-se, também, a percepção das mães sobre alterações da sua saúde emocional, antes e durante a pandemia. O Estudo 1 consistiu de uma revisão de literatura com o objetivo de analisar os resultados de diferentes tipos de estudos sobre a saúde emocional de mães de bebês com deficiência. Foram analisados 15 estudos, publicados de 2016 a 2021. A maioria (93,33%) dos artigos era descritivo. Deles, 53,8% apontaram para prejuízos na saúde emocional das mães de crianças com deficiência. Entre os de comparação entre grupos, 66,67% indicaram que mães de crianças com deficiência apresentavam mais indicadores clínicos do que as de crianças com desenvolvimento típico. Dos estudos com intervenção com foco na saúde emocional materna, dois dos três, mostraram mudanças positivas significativas. O Estudo 2 descreveu a saúde emocional e a rede de apoio de mães de crianças com deficiência relacionando-as. Participaram 25 mães de bebês de três a 24 meses de idade, com diferentes expressões de deficiência. Utilizou-se a Escala de Estresse percebido, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo e a Escala deApoio Social. A presença de indicadores de ansiedade traço e depressão foi observada em mais de 50% das mães participantes. Comparando com a pontuação de corte dos testes, os resultados obtidos estavam próximos dos indicadores clínicos para saúde emocional. A percepção da rede de apoio foi considerada satisfatória. Não houve correlações entre a saúde emocional e a percepção de rede de apoio. O Estudo 3 analisou o impacto da Covid-19 sobre a percepção de saúde emocional de mães de crianças com deficiência. Participaram 20 mães de bebês com deficiência que responderam um questionário sobre o impacto da Covid-19, elaborado para este estudo. A saúde emocional materna foi coletada com os instrumentos descritos no Estudo 2. Os resultados mostraram que 55% das mães apresentaram altos indicativos de estresse. Quanto aos fatores que mais alteraram seu estado emocional, 30% relataram que somente a condição do bebê e, 30% atribuíram tanto à condição do bebê quanto à pandemia. Ao compará-las, as mães que relataram que estes dois fatores tiveram efeito sobre seu estado emocional apresentaram médias maiores em três das quatro medidas analisadas (75%), porém sem diferenças significativas. Os Estudos 4 e 5 descreveram e compararam os efeitos de três tipos de intervenções sobre a saúde emocional materna (Estudo 4) e sobre a interação mãe-bebê (Estudo 5): a) um programa educativo-terapêutico e emocional; b) uma com foco na interação mãe-bebê e, c) uma que englobou as duas intervenções. Participaram 13 mães de bebês com deficiência. A saúde emocional foi avaliada com os instrumentos descritos no Estudo 2. As mães responderam aos instrumentos e as díades foram filmadas em interação livre com seus bebês por cinco minutos antes e depois das intervenções. A intervenção educativa terapêutica consistiu em cinco sessões, realizada individualmente. A intervenção sobre a interação mãe-bebê, com ênfase no comportamento responsivo materno, foi realizada em um encontro, utilizando-se o vídeo feedback. A interação mãe-bebê foi analisada por meio do Interadíade. No Estudo 4 os dados apontaram que a presença de indicadores de estresse e ansiedade diminuíram nas avaliações antes e depois das intervenções, todavia, sem diferença significativa. O apoio social também não foi alterado após a intervenção. Os resultados do Estudo 5 do pré-teste apontaram para presença de comportamentos positivos de Estimulação (71,5%) em detrimento dos de Responsividade (19,14%) dos três grupos de mães. Dos bebês, no pré-teste 49,43% eram comportamentos positivos e 48,18% de não interativos. No pós teste, as mães dos Grupos 1 e 2 apresentaram diminuição das pontuações médias tanto em Intrusividade, Verbalizações Negativas e o Total deles. Não foram observadas alterações significativas do pré para o pós-teste para os bebês dos três grupos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Nanopartículas de Nb2O5 aplicadas a células solares de perovskita
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-19) Assunção, João Pedro Ferreira; Graeff, Carlos Frederico de Oliveira [UNESP]; Oninn - Soluções Tecnológicas
    Currently, one of the most promising technologies in the field of photovoltaic devices are the so-called perovskite solar cells (CSPs). Its rapid advancement (today presenting more than 26% conversion efficiency) associated with its low production cost, make this technology highly attractive to the industrial sector. Despite their great progress, CSPs still face challenges that slow down their commercialization, the main ones being their scaling and long-term stability. Therefore, the present work proposes an alternative route for the production of Nb2O5 nanoparticles (NPs) and their application as an electron transport layer in CSPs, aiming to advance the issues surrounding the challenges of their commercialization. The results obtained show that self-suspended and crystalline Nb2O5 nanoparticles with dimensions of 20 nm were synthesized in times shorter than 15 minutes by the microwave-assisted hydrothermal method. The developed nanoparticles were applied as an electron transport layer in perovskite solar cells. The results obtained show that its application as compact films resulted in devices with a maximum efficiency (PCE) of 18.4%. For devices with mesoporous Nb2O5 films, the best devices presented a maximum PCE of 18.2%. The Nb2O5-based devices were compared with standard devices based on the compact Nb2O5 sol-gel layer and mesoporous TiO2, showing a maximum PCE of 18.1%. In general, the results indicate that solar cells prepared with compact Nb2O5 NP films with a concentration of 100 mg.mL-1 present optoelectronic and transport parameters similar to control cells, demonstrating that the route proposed in this work can be used in the production of High-efficiency CSPs compatible with devices demonstrated in the literature. The results also demonstrate that the application of two-bed Nb2O5 mesoporous films also produces parameters similar to those found in standard devices. On the other hand, the deposition of only one layer resulted in uncovered areas and devices that present high hysteresis. Furthermore, the capacitances in 1-layer devices are larger, suggesting that the observed hysteresis is promoted by charge accumulation in the uncovered areas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um estudo correlacional entre atitudes e conhecimentos de alunos do Ensino Médio em relação ao conceito de Função
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-30) Vieira, Leandro dos Santos; Pirola, Nelson Antonio [UNESP]; Faculdade de Ciências
    Esta dissertação é um estudo correlacional entre conhecimentos (Declarativos e Procedimentais) e Atitudes em relação ao conceito de Função e à Matemática, com a participação de 378 estudantes do interior dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Foram utilizados quatro instrumentos para coleta de dados: um questionário sobre Atitudes e caracterização da amostra, uma prova de conhecimentos sobre o conceito de Função, a Escala de Atitudes em relação à Matemática (EAM) e a Escala de Atitudes em relação à Função (EAF): adaptada e validada a partir da escala de Brito (1996). Como principal aporte teórico, foram utilizados os estudos sobre Atitudes (Brito, 1996) e conhecimentos Declarativos e de Procedimentos presentes na psicologia cognitiva, conforme Sternberg, 2008; Anderson, 1980 (apud Sternberg, 2008) e Neumann, 1995 (apud Quintiliano, 2005). A pesquisa adotou um método misto, justificando a abordagem quantitativa na primeira etapa e qualitativa na segunda. Análises fatoriais apontaram que o instrumento EAF é consistente e confiável. Análises descritivas mostraram que pouco mais da metade dos alunos concordam ou concordam totalmente em não ter bom desempenho em Matemática ou em atividades sobre o conceito de Função. Análises inferenciais mostraram, dentre outros resultados, o gênero como fator que pode indicar Atitudes positivas em homens e negativas em mulheres. O teste de Spearman revelou uma correlação moderada e positiva (ρ=0,579) entre as pontuações na EAM e EAF, indicando que estudantes com Atitudes positivas em relação à Matemática tendem a ter Atitudes positivas em relação ao conceito de Função e vice-versa. Na etapa qualitativa da pesquisa, selecionaram-se aleatoriamente 4 alunos com Atitudes negativas e 4 alunos com Atitudes positivas (tanto em Matemática quanto em conceito de Função). Resultados qualitativos indicaram que os alunos possuem conhecimentos Declarativos e Procedimentais necessários, mas de forma isolada. Conhecimentos relacionados ao aperfeiçoamento são pouco robustos para a maioria, com dificuldades em processos procedimentais. Alunos com Atitudes negativas em relação ao conceito de Função ou à Matemática demonstraram não possuir ou apresentaram conhecimentos Procedimentais e Declarativos (sobre o conceito de Função) de forma parcial, ao passo que alunos com Atitudes positivas em relação ao conceito de Função ou em relação à Matemática demonstraram ter conhecimentos Procedimentais e Declarativos (sobre o conceito de Função) mais próximos de sua totalidade. Assim, concluiu-se que a relação entre conhecimentos e Atitudes influenciam diretamente a aprendizagem do conceito de Função.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo da interação entre a proteína albumina do soro humano e o fármaco sulfassalazina numa abordagem experimental e teórica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Grandini, Giulia Saneti; Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]; Ximenes, Valdecir Farias [UNESP]
    O estudo das interações entre fármacos e proteínas é um tema de interesse científico-tecnológico e que tem aplicação direta na saúde pública. O estudo que envolve princípios ativos e proteínas de transporte sanguíneas, como a Albumina do Soro Humano (HSA), é indispensável no entendimento bioquímico da ação dos mesmos e na distribuição desses princípios pelo organismo. Através de técnicas espectroscópicas e teóricas estudou-se a interação do fármaco sulfassalazina (SSZ) com a HSA com o intuito de identificar o(s) sítio(s) preferencial(ais) e determinar a constante de associação (Ka). Os experimentos foram feitos também com a proteína Albumina do Soro Bovino (BSA), como parâmetro de comparação, já que dados na literatura apontam que o fármaco tem afinidade pelo sítio 1 de Sudlow (DS1) nas duas proteínas. Através do espectro de absorção obteve-se um Ka de (0,81 ± 0,02).10⁵ L.mol⁻¹ para o sistema SSZ-HSA e um Ka de (1,10± 0,10).10⁵ L.mol⁻¹ para o complexo SSZ-BSA. Os valores são próximos, mas diferenças no deslocamento batocrômico encontrados nos espectros de absorção denunciaram discrepância na polaridade do ambiente químico em que a SSZ está exposta nas duas proteínas. O docking molecular confirmou essa discrepância ao informar que no DS1 da HSA a sulfassalazina está exposta a uma vizinhança mais apolar do que a observada no DS1 da BSA. Além disso, ensaios de dicroísmo circular eletrônico (ECD) mostraram que a SSZ apresenta sinal de dicroísmo circular induzido (ICD) quando complexado em ambas as proteínas, mas que se diferem na forma e nos comprimentos de onda. Simulações TD-DFT sugerem que esse sinal é devido a uma isomeria axial que surge da interação entre o mesmo e o ambiente quiral do DS1. Tanto a técnica de absorção quanto o ECD foram usados para realizar competição de sítio na proteína HSA. Os resultados envolvendo os competidores digitoxina, varfarina, ibuprofeno, tiroxina e mesalazina apontaram que não há afinidade pelo sítio 2 de Sudlow (DS2), mas há uma discreta afinidade pelo sítio 3 de Sudlow (DS3). O DS1 foi confirmado como sendo o sítio preferencial.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise da estabilidade postural e da exploração locomotora em bebês prematuros: estudo transversal e comparativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Briet, Rafael Nunes; Zago, Paula Fávaro Polastri [UNESP]
    O objetivo principal do presente estudo foi investigar os efeitos da prematuridade na estabilidade postural e na exploração locomotora em bebês prematuros nos primeiros seis meses de experiência do andar independente. O segundo objetivo foi identificar preditores no perfil de crescimento e desenvolvimento (perfil neonatal, medidas antropométricas e experiência no andar) para as características de controle postural e exploração locomotora em bebês nos primeiros meses do início do andar. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal comparativo. Participaram 16 bebês nascidos prematuros (PT) com 17,94 meses (idade cronológica) e 15 bebês nascidos a termo (AT) com 16,03 meses idade, ambos os grupos sem diferença média de experiência no andar (PT=2,53, ±1,50 meses e AT=2,47, ±1,63 meses), em estágios semelhantes do desenvolvimento motor, e sem comprometimento físico ou mental. A estabilidade postural do bebê foi mensurada na posição em pé sobre um pedestal de madeira, posicionado sobre uma plataforma de força. A exploração locomotora foi mensurada a partir da gravação de 20 minutos do brincar livre, em uma sala com brinquedos projetadas para promover a locomoção. O teste de Mann-Whitney não mostrou diferenças entre grupos nas variáveis de estabilidade postural. Entretanto, os resultados mostraram diferenças significativas na exploração locomotora, indicando que o grupo PT passou mais tempo deitado durante a sessão. Ao buscar associações entre o perfil neonatal, medidas antropométricas, experiência no andar e as variáveis de controle postural e exploração locomotora, correlações de Spearman mostraram que a maior experiência no andar (em meses) está associada poderadamente com o maior tempo do bebê andando na sessão, maior número de bouts tiros de caminhada), número de passos, e menor tempo sentado e arrastando. Análises de regressão linear mostraram que a experiência no andar prediz, aproximadamente, 45% do aumento no tempo em movimento, 40% da diminuição do tempo deitado e 37% do tempo sentado, 36% do aumento no número de bouts e 56% do aumento no número de passos totais para o grupo AT. Para o grupo PT, a experiência no andar prediz apenas 9% no aumento do número de passos. Na amostra investigada, a prematuridade parece não afetar 11 diretamente a estabilidade postural. Entretanto, a experiência no andar pode ser considerada um fator preditivo para as mudanças no comportamento exploratório locomotor de bebês AT, mas não de bebês PT, já que este grupo apresentou uma magnitude diferente quando comparada ao grupo AT, reforçando a necessidade de programas de intervenção precoce para esta população. Até o momento, este é o primeiro estudo a investigar a estabilidade postural de bebês PT menores de dois anos, em postura bipodal estática utilizando plataforma de força, e associar seus resultados com medidas de exploração locomotora. Sendo assim, concluímos que a experiência no andar independente prediz mudanças no comportamento exploratório de bebês AT, mas parece não minimizar os sutis impactos associados à prematuridade na exploração locomotora não-orientada a objetos
  • ItemTese de doutorado
    Detecção de mudanças em imagens utilizando aprendizado residual de redes neurais convolucionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-05) Santos, Daniel Felipe Silva; Papa, João Paulo [UNESP]; Marana, Aparecido Nilceu [UNESP]
    Detecção de mudanças em vídeos e imagens diz respeito ao processo de separar os conteúdos de primeiro plano da cena observada, do inglês \textit{foreground}, dos conteúdos de segundo plano, do inglês \textit{background}. Bons métodos de detecção de mudanças necessitam trabalhar de forma rápida e precisa sob condições adversas intrínsecas, relacionadas a falhas dos dispositivos de captura utilizados, e extrínsecas, relacionadas a alterações ambientais de clima e luminosidade capazes de induzir processos de detecção falso positivos e falso negativos. Para superar tais desafios propõe-se, num primeiro momento, o mecanismo denominado de atenção residual implícita, a ser avaliado pelas técnicas propostas de detecção de mudanças em vídeos denominadas Rede Neural Convolucional Residual em Cascata (CRCNN) e Rede Neural Convolucional em Cascata Multiescala (MCRCNN). Em um segundo momento propõe-se o mecanismo de atenção residual explícita, avaliado pelo método proposto denominado de Rede Leve de Atenção Temporal (TITAN). Resultados quantitativos produzidos pelas técnicas CRCNN e MCRCNN, calculados sobre a base de dados de Detecção de Mudanças 2014 (CD2014), indicaram ser vantajosa a utilização do mecanismo de atenção residual implícita, sendo a técnica MCRCNN superior à técnica CRCNN e a demais técnicas em estado da arte, como RTSegNet e DeepBS. Resultados quantitativos produzidos pela técnica TITAN, calculados sobre as bases de dados SZATAKI, Onera, LEVIR-CD e SYSU-CD, demonstraram ser vantajosa a utilização de mecanismo de atenção residual explícita. Para as mesmas bases de dados, a técnica TITAN também superou técnicas em estado da arte como FLS e STANet e equiparou-se com técnicas como DMINet e RSCDNet. Além disso, obteve resultados superiores ao de técnicas como FgSegNet\_S, FgSegNet\_M, RtSegNet, MUNets, DeepBS, SEUNet3 e MCRCNN sobre a base de vídeos CD2014, enquanto equiparou-se com técnicas como DMINet e FgSegNet\_v2, considerando a base de dados PetrobrasROUTES. Para quadros de dimensão $690 \times 520$, nos piores casos analisados, a técnica TITAN realizou $25,8 \times 10^9$ menos operações de ponto flutuante (FLOPs) e necessitou armazenar em memória $3,04 \times 10^6$ menos parâmetros, em comparação com a técnica DMINet. Também conseguiu superar a taxa de processamento de quadros por segundo (FPS) da técnica MU-Net1 em $20$ quadros.
  • ItemTese de doutorado
    Avaliações externas e a formação continuada de professoras de matemática na educação básica: sobre elementos constitutivos do agir comunicativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-19) Postingue, Thais Paschoal; Lopes Junior, Jair [UNESP]
    A literatura sustenta convergências em salientar que as formações inicial e continuada de professores para avaliar as aprendizagens de habilidades concernentes ao componente curricular de Matemática na Educação Básica priorizam dimensões instrumentais de uma racionalidade técnica. Configura-se, assim, como imperativa, a explicitação objetiva e fundamentada de condições de possibilidade de ações antagônicas a tal cenário adverso. Com o objetivo de fomentar conhecimentos comprometidos com a inconteste necessidade de superação desta hegemonia sistêmica, o presente trabalho, ancorado em pautas que definem a atuação profissional dos professores, empreendeu análises voltadas para a proposição de elementos constitutivos do Agir Comunicativo, a saber, de elementos com potencial de fomentar interações dialógicas e negociações discursivas necessárias para a construção de consensos intersubjetivos. De modo mais específico, o presente estudo concentrou ênfase em discutir e analisar as implicações para a formação continuada de professores de Matemática da exposição obrigatória dos estudantes às avaliações externas no Estado de São Paulo: ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e à Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP). Fundamentado na Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, pretende-se gerar conhecimentos sobre a natureza de possíveis vinculações entre a política, a documentação e a instrumentalização necessárias para a implementação desta política pública educacional de avaliação do desempenho escolar e o discurso de professoras expostas cotidianamente a tal política pública. Apresenta-se um trabalho de natureza qualitativa, baseando em um estudo de caso em uma escola estadual no interior paulista, desenvolvido a partir de análise documental sobre os resultados do SARESP, as habilidades avaliadas pelas AAPs e os respectivos desempenhos por período letivo (anos e séries) do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio considerando os itens (questões) vinculados a tais desempenhos, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras de matemática e a coordenação pedagógica. Da análise dos resultados do SARESP, das habilidades avaliadas da AAP, dos desempenhos vinculados e das entrevistas realizadas, podemos evidenciar que as professoras de matemática desconhecem várias informações produzidas pela execução dos instrumentos de avaliação. Argumenta-se que tais informações, embora tenham potencial para o desenvolvimento profissional, diante do desconhecimento das docentes são eivadas da dimensão formativa que poderiam exercer por orientações assertivas, fundamentando atos de fala em interações discursivas sobre dimensões das avaliações externas e em larga escala, produzidas no interior das próprias instituições de ensino. Diante desses resultados, a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas é apresentada como subsídio para que professoras de matemática possam analisar restrições formativas que o desconhecimento do potencial analítico que uma avaliação externa possa vir a ter e inseri-los, como elementos constitutivos, em uma situação que favoreça o pensar em sua formação e em sua ação, privilegiando espaços públicos de negociações discursivas para a construção de consensos e de entendimentos mediados pelas interação autênticas entre pares.