Publicação: Alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação no ensino no ensino fundamental: avaliação do desempenho acadêmico
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Data
Orientador
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
High abilities is defined as outstanding levels of aptitude and high achievement capability in such areas isolated or combined as: general intellectual ability; specific academic aptitude; creative thinking and productive; leadership capacity; special talent for arts; psychomotor capacity. The identification of people with high abilities/giftedness has been made aiming to enable them to receive a service that meets their real needs and interests. Therefore, this study aims to evaluate the academic performance of elementary school students, designed to describe the academic performance, in order to identify students with indicators of high abilities/giftedness of the academic type. Data collection occurred from the application of the school performance test (from the Portuguese TDE) in the elementary school students, conducted in previous study by the Research group: Inclusion of people with disabilities, pervasive developmental disorders and high abilities/giftedness in different contexts coordinated by PhD Vera Lucia Messias Fialho Capellini. The results showed in the Writing subtest: 2 students Upper Middle and 1 student Superior; in subtest of Arithmetic: 2 students Upper Middle; in subtest Reading: 3 students Superior; and in the overall classification: 2 students Upper Middle and 1 student Superior. It follows to check the total student achievement, a second year student is in higher level, which may be an indicative of high abilities/giftedness of academic type
Resumo (português)
A superdotação é definida como notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes; capacidade psicomotora. A identificação de pessoas com altas habilidades/superdotação tem sido realizada com o intuito de permitir que elas possam receber um atendimento que vá ao encontro de suas reais necessidade e interesses. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o desempenho acadêmico de alunos do Ensino Fundamental I, visando a descrever o desempenho acadêmico, com vistas a identificar alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação do tipo acadêmico. A coleta de dados se deu a partir da aplicação do teste de desempenho escolar - TDE em alunos do Ensino Fundamental I, realizado em estudo anterior pelo grupo de Pesquisa: A Inclusão da pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos diferentes contextos coordenado pela Professora Drª. Vera Lucia Messias Fialho Capellini. Os resultados apontaram no subteste de Escrita: 2 alunos com Classificação Médio Superior e 1 aluno Superior; no subteste de Aritmética: 2 alunos com Classificação Médio Superior; no subteste de Leitura: 3 alunos com Classificação Superior e no Escore Bruto Total: 2 alunos com Classificação Médio Superior e um aluno Superior. Conclui-se, ao verificar o desempenho acadêmico total dos alunos, que uma aluna do segundo ano encontra-se no nível Superior, o que pode ser um indicativo de altas habilidades/superdotação do tipo acadêmico
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Desempenho, Superdotados, Ensino fundamental
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Eliana Aparecida Toledo da. Alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação no ensino no ensino fundamental: avaliação do desempenho acadêmico. 2016. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2016.