Formação de professores e a docência em espaços de privação de liberdade: necessidades e limites

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Data

2017

Autores

Tessuto, Jeniffer Aniceto [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Education in deprivation of liberty environments should be understood as an EJA modality, but this field is generally ignored in the education of the educator. However, education in these environments is not a regalia, it is the exercise of a right, and the teacher must have subsidies for it. The teacher working in this environment must understand the real needs of these individuals, who seek in the school environment as well as a refuge, opportunities to build new learning, so that they can be reintegrated into society. Through the above, the present work seeks to analyze if there is a need for specific training for the educator to work in environments deprived of freedom. The research is of a qualitative nature, and the development of the work was based on bibliographical research. This fact, it is considered that this study will lead to the understanding of the need that exists regarding the auxiliary training the teacher to reflect on his pedagogical practice, favoring questions about what the meaning of the school experience and its social relevance in environments of deprivation of freedom, So that it can carry out a critical analysis of its teaching practice and develop a solid work in this institution
A educação em ambientes de privação de liberdade deve ser compreendida como uma modalidade da EJA, mas esse campo, geralmente, é ignorado na formação do educador. Contudo, a educação nesses ambientes não é uma regalia, é o exercício de um direito, e o professor precisa ter subsídios para tal. O docente que atua nesse ambiente deve compreender as reais necessidades desses indivíduos, que buscam no ambiente escolar além de um refúgio, oportunidades de construção de novos aprendizados, para que assim, possam ser reintegrados à sociedade. Mediante ao exposto, o presente trabalho busca analisar se existe a necessidade de uma formação específica para o educador atuar em ambientes privados de liberdade. A pesquisa é de natureza qualitativa, e o desenvolvimento do trabalho pautou-se em pesquisa bibliográfica. Isto posto, considera-se que esse estudo levou ao entendimento da necessidade que existe a respeito da formação auxiliar o professor a refletir sobre sua prática pedagógica, favorecendo questionamentos sobre qual o significado da experiência escolar e qual sua relevância social em ambientes de privação de liberdade, para que o mesmo possa realizar uma análise crítica do seu exercício docente e desenvolver um sólido trabalho nessa instituição

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Prisioneiros - Educação, Educação de adultos

Como citar

TESSUTO, Jeniffer Aniceto. Formação de professores e a docência em espaços de privação de liberdade: necessidades e limites. 2017. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.