Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This study aimed to investigate the stress, the level of depression, and perception of family support in technical school students. Two-hundred students responded to the following instruments: Lipp's Stress Symptoms Inventory for Adults, Beck Depression Inventory, and Perception of Family Support Inventory. The results showed that stress was detected in 61.0% of the students evaluated, depression was detected in 28.5%, and 55.5% rated their family support levels as medium-low and low. There was positive a correlation between depression and stress and a negative correlation between depression and family support. These findings suggest the importance of investments public policies on Psychology in both social and educational areas.

Resumo (português)

Este estudo teve como objetivo investigar o estresse, o indicativo da depressão e a percepção do suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. Participaram 200 estudantes, os quais responderam ao Inventário de Sintomas de Stresspara Adultos de Lipp, ao Inventário de Depressão de Beck e ao Inventário de Percepção de Suporte Familiar. Os resultados mostraram que 61,0% apresentaram estresse; 28,5% indicativos de depressão; e 55,5% avaliaram seu suporte familiar em níveis médio-baixo e baixo. Observou-se a existência de correlação positiva entre estresse e depressão e negativa entre depressão e suporte familiar. Os achados sinalizam a importância de investimentos das políticas públicas em Psicologia, seja na área social ou educacional.

Descrição

Palavras-chave

Depression, Education, Professional, Stress, Family relations, Depressão, Educação profissionalizante, Estresse, Relações familiares

Idioma

Português

Como citar

Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 32, n. 4, p. 595-604, 2015.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação