Uso de analogias como recurso didático na disciplina de transmissão de calor

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-06-26

Autores

Matelli, José Alexandre [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The use of analogies as a didactic resource in the discipline of heat transfer is discussed in this thesis. The application of analogies in teaching is reviewed in the literature, so that a theoretical framework that justifies the use of analogies can be established. Thus, it is proposed that the analogy can be interpreted as a Vigotski's symbolic mediation. Uses of analogies either adapted or developed in the classroom by the author of this thesis are presented. The impressions of the author about the students' receptivity to the resource are discussed, as well as some cases of interaction with the students are presented
Disserta-se nessa tese sobre o uso de analogias como recurso didático na disciplina de transmissão de calor. A aplicação de analogias no ensino é revisada na literatura, de modo que se estabeleça um referencial teórico que justifique este uso. Assim, propõe-se que a analogia possa ser interpretada como um mediador simbólico de Vigotski. Usos de analogias adaptadas ou desenvolvidas em sala de aula pelo autor da presente tese são apresentados. As impressões do autor acerca da receptividade dos alunos ao recurso são discutidas, bem como alguns casos de interação com os alunos são apresentados

Descrição

Palavras-chave

Heat transfer, Teaching, Analogy, Didatic resource, Calor - Transmissão, Analogia, Ensino, Material didático, Heat Transmission

Como citar

MATELLI, José Alexandre. Uso de analogias como recurso didático na disciplina de transmissão de calor. 2018. 115 f. Tese (Livre-docência) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.