Influência de um programa de formação continuada sobre crenças e atitudes dos professores em relação a Educação Inclusiva

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Data

2020-02-18

Orientador

Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini

Coorientador

Pós-graduação

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A construção de uma educação brasileira inclusiva exige levar em consideração não somente a formação inicial, mas também a formação continuada dos professores, visando a um processo de reflexão e ampliação dos conhecimentos teóricos e técnicos promovendo, dessa forma, mudanças de crenças e atitudes em relação à Educação Inclusiva. Investigações neste contexto ainda são escassas na literatura. Assim, esta tese foi organizada em três estudos, sendo que o primeiro teve como objetivo a elaboração de um programa de formação continuada para professores, descrevendo e analisando as atividades desenvolvidas durante o curso. A coleta dos dados foi realizada com 110 professores do ensino fundamental e gestores escolares, a partir de um formulário de inscrição e uma ficha de avaliação final do curso, disponíveis na plataforma Google Forms, além de atividades solicitadas no ambiente Moodle-AVA. O tratamento e análises dos dados foram realizados utilizando-se o Software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE), bem como, da estatística descritiva para os dados quantitativos. Os resultados do Estudo 1 demonstraram elevada porcentagem de conhecimento em relação a inclusão escolar durante o curso, podendo-se considerar que o programa de educação continuada possibilitou reflexões sobre a Educação Inclusiva, o que pode auxiliar e fundamentar a prática pedagógica dos professores, especialmente, com alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE). O Estudo 2 teve como objetivos descrever, comparar e analisar a influência de duas modalidades de capacitação - curso e workshop - sobre o relato de atitudes sociais dos professores frente à deficiência. Neste estudo, 27 participantes responderam ao instrumento Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) no pré-teste e pré-workshop, 20 no pré-teste e pós-workshop, procedendo-se a uma comparação intragrupo, sendo que para as comparações intergrupos, responderam à ELASI 64 professores divididos e dois grupos de 32 participantes. Os resultados mostraram que as alterações nas atitudes sociais dos professores está mais relacionada aos workshop promovidos, e menos ao curso de formação. E, o Estudo 3 teve como objetivos descrever, comparar e analisar as variáveis sóciodemográficas com o desempenho na aplicação da ELASI em professores cursantes e desistentes. Participaram 94 profissionais da Educação de escolas públicas, sendo que 47 participaram de todas as fases de um curso de capacitação sobre Educação Inclusiva (Grupo 1) e 47 participaram apenas do primeiro encontro do curso (Grupo 2), não aderindo as demais atividades. Os dados mostraram que não houve diferenças significativas da primeira para a segunda aplicação do instrumento, o que significa que os professores apresentavam atitudes favoráveis em relação à deficiência e a pessoa com deficiência. Observamos que o autorrelato dos professores se caracterizam como um fenômeno complexo, sendo necessários novos estudos que balizem o quanto o discurso sobre as atitudes sociais tem se materializado nas práticas pedagógicas.

Resumo (inglês)

The construction of an inclusive Brazilian education requires taking into account not only the initial training, but also the continuing education of teachers, aiming at a process of reflection and expansion of theoretical and technical knowledge, thus promoting changes in beliefs and attitudes towards Inclusive Education. Investigations in this context are still scarce in the literature. Thus, this thesis was organized in three studies, the first of which aimed to develop a continuing education program for teachers, describing and analyzing the activities developed during the course. Data collection was performed with 110 elementary school teachers and school managers, using a registration form and a final course evaluation form, available on the Google Forms platform, in addition to activities requested in the Moodle-AVA environment. The treatment and analysis of the data were performed using the Software Analyze Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE), as well as, from descriptive statistics to quantitative data. The results of Study 1 demonstrated a high percentage of knowledge regarding school inclusion during the course, and it can be considered that the continuing education program enabled reflections on Inclusive Education, which can help and support the pedagogical practice of teachers, especially, with students Target Public of Special Education (PAEE). Study 2 aimed to describe, compare and analyze the influence of two training modalities - course and workshop - on the report of teachers' social attitudes towards disability. In this study, 27 participants responded to the Likert Scale of Social Attitudes towards Inclusion (ELASI) in the pre-test and pre-workshop, 20 in the pre-test and post-workshop, proceeding to an intra-group comparison, and for intergroup comparisons, 64 divided teachers and two groups of 32 participants responded to ELASI. The results showed that changes in teachers' social attitudes are more related to the workshops promoted, and less to the training course. And, Study 3 aimed to describe, compare and analyze the socio-demographic variables with the performance in the application of ELASI in current and dropout teachers. 94 Education professionals from public schools participated, 47 of whom participated in all phases of a training course on Inclusive Education (Group 1) and 47 participated only in the first meeting of the course (Group 2), not adhering to the other activities. The data showed that there were no significant differences from the first to the second application of the instrument, which means that teachers had favorable attitudes towards disability and the person with disabilities. We observed that the teachers' self-report is characterized as a complex phenomenon, and further studies are needed to gauge how much the discourse on social attitudes has materialized in pedagogical practices

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Português

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