Estratégias de leitura e recepção da obra de Cecília Meireles: contribuições metodológicas para o ensino de poesia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-02-28

Orientador

Souza, Renata Junqueira de

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. A proposta desta pesquisa centraliza o ensino de poesia no ambiente escolar, com ênfase na recepção leitora dos alunos e na análise de como o aprendizado acontece no processo de compreensão e de sensibilização da leitura. Considerando a literatura e o seu ensino, com a motivação pela escolha de uma educadora e poetisa que dedicou sua vida a questões que envolvem a educação e a arte, esta discussão objetiva aprofundar os estudos sobre a obra poética de Cecília Meireles (1901-1964), especialmente por meio de seu título mais renomado para a infância, Ou isto ou aquilo (2012), bem como a defesa de sua permanência e a análise de sua recepção no espaço escolar. Propomos a elaboração e a execução de possibilidades metodológicas a partir de Estratégias de Leitura que vão ao encontro de uma adequada formação do leitor, a fim de analisar a recepção da lírica ceciliana como contribuição para os estudos que centralizam a poesia e o seu ensino. Para esse percurso, alguns autores que têm um cuidado com a natureza do texto poético ou se preocupam com o trabalho desse gênero em sala de aula colaboraram em nossas investigações, como Bordini (1991), Trevizan (2002), Alves (2018) e Souza (2012). As contribuições sobre a Estética da Recepção (Jauss, 1979; 1994), sobre a Teoria do Efeito Estético (Iser, 1996; 1999) foram necessárias para embasar teoricamente nossa pesquisa quando pensamos na recepção leitora. No que diz respeito às propostas metodológicas de ensino, foi necessário um apoio fundamentado nas Estratégias Metacognitivas de Compreensão Leitora, sustentadas nas contribuições de Solé (1998) e de Girotto e Souza (2010). Nesse sentido, os resultados apontam para o rompimento de condutas que tratam o texto poético como inferior frente a outros no ambiente escolar, como a reduzi-lo a objeto para o ensino de normas gramaticais ou à análise estrutural do poema com um fim apenas em si, sem reflexão etc., Com a mudança qualitativa do perfil do leitor poético, fomos mostrando que é possível a formação leitora e, sobretudo, humana, dos alunos por meio da poesia, com uma mediação com vistas a contribuir com procedimentos metodológicos na construção de sentidos do texto literário.

Resumo (inglês)

This study is linked to the research line “Formative Processes, Teaching and Learning” of the Graduate Program in Education at São Paulo State University (Unesp), Faculty of Science and Technology, Presidente Prudente. The proposal of this research centralizes the teaching of poetry in the school environment, with an emphasis on the students reading reception and on the analysis of how learning happens in the comprehension and awareness process of reading. Considering literature and its teaching, with the motivation for choosing a poet and educator who dedicated her life to issues involving education and art, this discussion aims to deepen the studies on the poetic work of Cecília Meireles (1901-1964) , especially by means of its most renowned title for childhood, Ou isto ou aquilo (2012), as well as the defense of its permanence in Brazilian scenario and the analysis of its reception in the school space. We propose the elaboration and execution of methodological possibilities based on Strategies of Reading that meet an adequate training of the reader, in order to analyze the reception of Cecília's lyric as a contribution to the studies that centralize poetry and its teaching. For this journey, some authors who are careful with the nature of the poetic text or are concerned with the work of this genre in the classroom collaborated in our investigations, such as Bordini (1991), Trevizan (2002), Alves (2018) and Souza (2012). Contributions on the Aesthetics of Reception (Jauss, 1979; 1994), on the Theory of the Aesthetic Effect (Iser, 1996; 1999) were necessary to theoretically base our research when we think of reading reception. Regarding teaching methodological proposals, support based on the Metacognitive Strategies of Reading Comprehension was necessary, based on the contributions of Solé (1998) and Girotto and Souza (2010). In this sense, the results point to the disruption of behaviors that treat the poetic text as inferior compared to others in the school environment, such as reducing it to an object for teaching of grammatical norms or the structural analysis of the poem with an end only in itself, without reflection etc. With the qualitative change in the profile of the poetic reader, we were showing that it is possible to read and, above all, humanize, students through poetry, with a mediation in order to contribute with methodological procedures in the construction of meanings of the literary text.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados