Percepção ambiental de atores da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema – UGRHI 22 - São Paulo – Brasil

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Data

2018-07-13

Autores

Junqueira, Eliana d'Arce Ropelli

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa, intitulada “Percepção Ambiental de Atores da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema – UGRHI 22 - São Paulo – Brasil” teve como objetivo avaliar a percepção ambiental de atores da área de estudo, a fim de analisar o entendimento, a influência e as expectativas sobre a gestão participativa da água, por meio da Educação Ambiental. Em consonância com a Política Nacional de Meio Ambiente, com a Política Nacional de Educação Ambiental e com a Política Estadual de Educação Ambiental, do estado de São Paulo, utilizaram-se pesquisas bibliográficas e documentais para a elaboração do trabalho. Realizou-se um levantamento das ações voltadas à proteção dos recursos hídricos, por meio da Educação Ambiental, ao longo da existência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema – CBH-PP. Por meio de questionários distintos, buscou-se conhecer e analisar a forma como educadores das redes municipais e estaduais de ensino, bem como membros do CBH-PP percebem e interagem com o meio. Os resultados apontaram a relevância dada à Educação Ambiental pelos educadores, porém evidenciaram o desafio de abordar uma disciplina integradora, o que exige que se rompam as fronteiras não apenas entre, mas dentro das próprias disciplinas. Os dados apurados na análise da percepção dos membros das Câmaras Técnicas do CBH-PP apontaram para a necessidade de priorização das ações de formação e capacitação na área ambiental, por meio de projetos que conscientizem e sensibilizem a população sobre a preservação dos recursos hídricos. A análise dos resultados obtidos, por meio de uma reflexão crítica acerca da percepção desses atores, poderá, a critério do CBH-PP, contribuir para a sistematização das ações de Educação Ambiental já desenvolvidas, bem como nortear a propositura de outras que contribuam para o aperfeiçoamento da gestão participativa dos recursos hídricos.
The present research, entitled "Environmental Perception of Actors of the Water Resources Management Unit of Pontal do Paranapanema - UGRHI 22 - São Paulo - Brazil", aimed to evaluate the environmental perception of actors in the study area, in order to analyze the understanding, influence and expectations about participatory water management through Environmental Education. In accordance with the National Environmental Politic, the National Environmental Education Politic and the State Environmental Education Politic of the state of São Paulo, bibliographical and documentary research was used to prepare the work. A survey was carried out of the actions aimed at the protection of water resources, through Environmental Education, during the existence of the Pontal do Paranapanema Hydrographic Basin Committee (CBH-PP). Through different questionnaires, we sought to know and analyze how educators of the municipal and state educational networks, as well as CBH-PP members perceive and interact with the environment. The results pointed out the relevance of environmental education to educators, but they highlighted the challenge of tackling an integrative discipline, which requires breaking the boundaries not only between, but within the disciplines themselves. The data verified in the analysis of the perception of the members of the Technical Chambers of the CBH-PP pointed to the need to prioritize the training and capacity building actions in the environmental area, through projects that raise awareness and sensitize the population about the preservation of water resources. The analysis of the results obtained, through a critical reflection on the perception of these actors, can, at the CBH-PP's discretion, contribute to the systematization of the Environmental Education actions already developed, as well as guide the proposal of others that contribute to the improvement of the participatory management of water resources.

Descrição

Palavras-chave

Percepção ambiental, Educação ambiental, Recursos hídricos, Pontal do Paranapanema, Environmental perception, Environmental education, Water resources

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