Indisciplina nas aulas de educação física no ensino fundamental: propostas e ações

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Data

2020-04-27

Autores

Machado, Thiago Henrique Mazeti

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A indisciplina tem sido considerada uma causa relevante da desmotivação profissional em todas as áreas da educação, comprometendo o andamento das aulas, independentemente de qual seja a matéria ou a disciplina escolar. Este estudo tem como objetivo investigar ações pedagógicas realizadas por docentes de Educação Física no enfrentamento da indisciplina escolar e propor a disseminação de estratégias de intervenção e material didático aos distintos sujeitos educacionais, por meio de recurso pedagógico. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico. Para obter as informações do estudo, foi aplicado um questionário misto analisado com metodologia qualitativa, a 40 professores de Educação Física de Ensino Fundamental, Anos Iniciais. O principal resultado, tanto do ponto de vista dos professores participantes, quanto dos teóricos estudados, é a concordância de que o diálogo aberto, seja ele individual ou na forma de rodas de conversa com vários alunos, com vários professores, em formações ou em reuniões com equipes multidisciplinares, ajuda nas ações de enfrentamento da indisciplina escolar. Para fechamento do estudo, foi produzido um material didático com estratégias de enfrentamento, denominado “POKE para Indisciplina”. Disponibilizado como um ebook , compõe-se de um jogo de virtualização do corpo intitulado “LOL de quadra” voltado para os alunos; um jogo de cartas “POKE” para os professores e uma “Formação continuada de curta duração” especificamente sobre este tema. Como forma de contribuição às escolas, todos os resultados obtidos através deste trabalho foram disponibilizados em plataformas virtuais, com acesso livre e gratuito. A expectativa é de que as interações, através do “POKE para Indisciplina”, disseminem boas ações pedagógicas diante da indisciplina e que estas tragam harmonia social, a alunos, professores e a todos os sujeitos educacionais.
Indiscipline has been considered a relevant cause of professional demotivation in all areas of education, compromising the course of classes, regardless of the school subject or discipline. This study aims to investigate pedagogical actions carried out by Physical Education teachers in the face of school indiscipline and to propose the dissemination of intervention strategies and didactic material to different educational subjects, through pedagogical resources. As a methodological procedure, an exploratory research with bibliographic survey was carried out. To obtain the information of the study, a mixed questionnaire was applied, which was analyzed with qualitative methodology, to 40 Physical Education teachers from elementary school, initial years. As a main result, both from the point of view of the participating professors and of the theorists studied, is the agreement that the open dialogue is either individual or in the form of conversation circles with several students, with several teachers, in training or in meetings with teams multidisciplinary, help in actions to face school indiscipline. To close the study, didactic material with coping strategies was produced, called “POKE for indiscipline”. Available as an ebook, it consists of a body virtualization game called “LOL de quadra” aimed at students; a “POKE” card game for teachers and a “Short-term continuing education” specifically on this topic. As a way of contributing to schools, all the results obtained through this work were made available on virtual platforms, with free and free access. The expectation is that interactions through the “POKE for indiscipline”, disseminate good pedagogical actions in the face of indiscipline and that these bring social harmony, to students, teachers and all educational subjects.

Descrição

Palavras-chave

Formação continuada docente, Indisciplina, Diálogo, Ações pedagógicas, Jogos virtuais, Continuing teacher education, Indiscipline, Dialogue, Pedagogical actions, Virtual games

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