A contribuição da Odontologia para diagnóstico precoce e prevenção da Sífilis.

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Data

2020-11-03

Autores

Pacheco Filho, Antonio Carlos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: a sífilis apresenta íntima relação com a Odontologia, pois em três de suas fases ocorrem manifestações bucais e, por essa razão, muitos pacientes procuram primeiro o atendimento odontológico. Objetivo: analisar o conhecimento de cirurgiões-dentistas atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e de acadêmicos de Odontologia sobre a sífilis e suas manifestações bucais, além de desenvolver um vídeo instrucional direcionado a esse público para contribuir com o diagnóstico precoce e a prevenção da infecção. Metodologia: a pesquisa foi realizada em duas fases. A primeira tratou-se de um estudo transversal, com universo amostral de 583 cirurgiões-dentistas que atuavam na APS e de 191 acadêmicos do curso de Odontologia. A coleta de dados foi realizada por um questionário estruturado, elaborado pela própria equipe da pesquisa. Para os dentistas, o formulário foi enviado por e-mail, em formato do Google Formulários. O questionário foi respondido pelos acadêmicos em sala de aula. Os dados quantitativos foram analisados com base na estatística descritiva e analítica. Para realizar a associação entre as variáveis foi realizado o teste Quiquadrado, com correção de Yates, com nível de significância 5%. A segunda fase tratou-se do desenvolvimento de tecnologia educativa. A construção do vídeo instrucional foi realizada em quatro etapas: revisão de literatura, seleção do conteúdo, elaboração do roteiro e montagem do vídeo. Resultados: Do total de participantes, 39% dos alunos e 65% dos dentistas responderam corretamente a questão sobre as manifestações clínicas da sífilis. Apenas 24,2% dos graduandos e 55,0% dos profissionais responderam corretamente a questão sobre os estágios da doença. Sobre os diagnósticos diferenciais com outras lesões bucais, 5,9% dos estudantes e 21,67% dos trabalhadores responderam a questão corretamente. Houve associação estatisticamente significante entre o nível educacional em que o aluno se encontrava e o 13 conhecimento sobre agente etiológico (p<0,000), manifestações clínicas (p<0,000), estágios da doença (p<0,000), manifestações bucais (p<0,000) e medicamentos (p=0,005). Para os dentistas, o conhecimento específico esteve relacionado ao tempo de formação (p=0,031), tempo de atuação na APS (p=0,037) e ao estudo sobre a infecção na graduação (p=0,041). A montagem do vídeo levou em consideração os três princípios propostos por Brame: como gerenciar a carga cognitiva do vídeo; como maximizar o envolvimento do aluno; e como promover a aprendizagem ativa. Obteve-se um vídeo de aproximadamente seis minutos de duração, com as seguintes categorias, abordadas nesta ordem de apresentação: definição da doença, epidemiologia, formas de transmissão, estágios da infecção, manifestações bucais, diagnóstico, tratamento e papel da equipe odontológica. Conclusão: Os conhecimentos dos cirurgiões-dentistas que atuam na APS e dos alunos de Odontologia sobre sífilis e suas manifestações bucais foram considerados insatisfatórios. Ressalta-se a importância de expandir/incluir o ensino da sífilis nas faculdades de Odontologia e da formação continuada/permanente para os trabalhadores da área. O vídeo instrucional pode ser uma valiosa ferramenta para contribuir com a educação dos atores envolvidos. Palavras-chave: Sífilis; Manifestações bucais; Odontologia; Ensino.
Introduction: syphilis has an intimate relationship with dentistry, as oral manifestations occur in three of its phases and, for this reason, many patients seek dental care first. Objective: to analyze the knowledge of dentists working in the Primary Health Care (PHC) of the Unified Health System and undergraduate dentistry students about syphilis and its oral manifestations, in addition to developing an instructional video directed to this population to contribute for the early diagnosis and infection prevention. Methodology: the research was carried out in two stages. The first was a cross-sectional study, with sample composed of 583 dentists who worked in PHC and 191 undergraduate dentistry students. Data collection was performed using structured questionnaire elaborated by the research team. For dentists, the form was sent by Email in the Google Forms format. The questionnaire was answered by students in classroom. Quantitative data were analyzed based on descriptive and analytical statistics. To evaluate the association among variables, the Chi-square test was performed, with Yates correction, with 5% significance level. The second stage was a study on the development of educational technology. The elaboration of the instructional video was carried out in four stages: literature review, content selection, script development and video editing. Results: of the total number of participants, 39% of students and 65% of dentists correctly answered the question about the clinical manifestations of syphilis. Only 24.2% of undergraduate students and 55.0% of dentists correctly answered the question about the stages of the disease. Regarding differential diagnoses with other oral lesions, 5.9% of students and 21.67% of dentists correctly answered the question. Statistically significant association was observed between educational level of students and knowledge about etiological agent (p <0.000), clinical manifestations (p <0.000), disease 15 stages (p <0.000), oral manifestations (p <0.000) and medications (p = 0.005). For dentists, specific knowledge was related to time from graduation (p = 0.031), time working in APS (p = 0.037) and knowledge received about infection during undergraduate studies (p = 0.041). The video editing took into account the three principles proposed by Brame: how to manage the video's cognitive load; how to maximize student engagement and how to promote active learning. A video of approximately six minutes in length was obtained with the following categories covered in this order of presentation: definition of the disease, epidemiology, forms of transmission, stages of the infection, oral manifestations, diagnosis, treatment and role of the dental team. Conclusion: The knowledge of dentists who work in PHS and undergraduate dentistry students about syphilis and its oral manifestations was considered unsatisfactory. The importance of expanding / including teaching about syphilis in Dentistry courses and of continuing / permanent training for workers in the area is emphasized. The instructional video can be a valuable tool to contribute to the education of the actors involved. Keywords: Syphilis; Oral manifestations; Dentistry; Teaching

Descrição

Palavras-chave

Sífilis, Manifestações bucais, Odontologia, Ensino, Dentistry

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