Representação de ensino e docência: obras literárias de Rubem Alves em foco
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2018Type
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Na década de 1980, a partir de produções da academia e incorporação de discursos acadêmicos pelas políticas públicas e sociedade, a culpabilização do fracasso escolar lançou-se sobre os professores, através do argumento da incompetência (SOUZA, 2006). O descontentamento com a baixa qualidade do ensino revelou muitas críticas à escola e principalmente aos professores, que passaram a ser considerados tecnicamente despreparados para atender a demanda educacional. Esses discursos que produzem uma imagem negativa dos professores se fazem presentes ainda nos dias atuais. As críticas de Rubem Alves sobre o sistema educacional brasileiro tiveram início por volta dos anos 1980, período que corresponde ao nascimento e fortalecimento dos discursos que embasam o argumento de incompetência dos professores. No entanto, as produções literárias desse autor revelaram a constituição de um pensamento pedagógico que se diferencia dos discursos daquele período, apontando diversos aspectos sobre a docência e o ensino que vão além da mera exigência da competência técnica dos professores. Desse modo, essa pesquisa investiga as representações de ensino e docência presentes nas obras de Rubem Alves. Considera-se que as obras literárias emitam representações da realidade histórica e social do autor, sejam de afirmação ou contraposição, e quando alcançam os diferentes leitores, as representações emitidas na literatura incorporam a representação da realidade desses indivíduos, cada qual com especificidade (CHARTIER,1991). Este estudo foi desenvolvido sob uma abordagem qualitativa, baseando-se nos pressupostos da pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (FRANCO, 2007). A pesquisa também demandou uma revisão bibliográfica e estudos teóricos das concepções de representação propostas por Roger Chartier e de docência e profissão docente discutidas por...
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