Arte gênero e educação: oficina (des)bordando, a cultura visual da criança e os estereótipos de gênero

Imagem de Miniatura

Data

2017-11-13

Autores

Naufel, Juliana Nicolau [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This monography is a result of the reflection about how gender issues are silenced in school classes in Brazil. This research aims to promote consciousness gaining about the subject, so the discussion can also happen in education, regarding an equal education to students, considering the role of women in society and historical facts that are significant for this debate. Embroidery is also a fundamental part of this study, once it can be used as a subversive language regarding the construction of femininity and gender stereotypes.
Por esse texto é pretendida uma reflexão sobre como questões de gênero são silenciadas nas salas de aula. Para isso, contamos com um breve panorama histórico sobre o tema gênero, enfatizando a condição das mulheres na sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo promover a conscientização sobre esse tema para que a discussão sobre a questão aconteça em âmbitos educacionais, em busca da construção de uma educação mais igualitária entre estudantes, levando em consideração o contexto atual da mulher na sociedade e pontos históricos que sejam importantes ao debate, bem como a utilização do bordado como ferramenta para a quebra de estereótipos de gênero e promoção do debate, já que a técnica esteve estritamente relacionada às noções de feminilidade a partir do século XVII.

Descrição

Palavras-chave

Feminismo, Feminismo e arte, Feminismo e educação, Discriminação de sexo contra as mulheres, Arte e educação, Bordado, Identidade de gênero, Feminism and education

Como citar

NAUFEL, Juliana Nicolau. Arte gênero e educação: oficina (des)bordando, a cultura visual da criança e os estereótipos de gênero. 2017. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.