A cultura afro-brasileira retratada na escola: uma análise do livro didático de história no 5º ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-19

Autores

Silva, Amanda Caroline da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The research had as objective to verify if the books of History were chosen by the National Program of Didactic Book (PNLD, 2016) of the State of São Paulo, for the fifth year of Elementary School. Law 10.639 / 2003, helping the student to build a more just, citizen and antiracist society. The compulsory teaching of Afro-Brazilian and African culture needed to become law to be inserted in the current Eurocentric and urban-centric teaching system. However, the purpose of this work goes beyond identifying whether the current education system and its stakeholders are reduced to the mere fulfillment of this law, which seeks to guarantee a democratic education that does not silence its minorities, aims at cultural diversity, values its origins, and advocates integral and citizen education for all, in order to reduce racial inequality in Brazil. In order to do so, this research covered concepts of Race, Racism, Culture, Afro-Brazilian Culture and Curriculum, and later, through a methodology of content analysis, to verify how didactic material available to teachers and students of Basic Education, of two municipal public schools in the State of São Paulo, has addressed issues related to ethnic-racial issues. As a result of the As a result of the analyzes of the National Curricular Common Base (BRAZIL 2017), National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998) and Curricular Guidelines (SAO PAULO, 2013) analyzes, we conclude that the curriculum, as we have brought it up in previous concepts, still presents itself in a technicist view, which prioritizes the above results of the process and shapes the student for the job market. The dominant structures of this process do not include the positive representation of African culture, nor of the black student, because when the voice of a minority... (Complete abstract electronic acess below)
A presente pesquisa teve como objetivo verificar se os livros de História escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016) do Estado de São Paulo, para o quinto ano do Ensino Fundamental, valorizam a cultura africana e afro-brasileira, no cumprimento da Lei 10.639/2003, auxiliando o aluno na construção de uma sociedade mais justa, cidadã e antirracista. A obrigatoriedade do ensino da cultura Afro-Brasileira e Africana precisou se tornar lei para ser inserida no atual sistema eurocêntrico e urbanocêntrico de ensino. Todavia a finalidade desse trabalho vai para além de identificar se o atual sistema de ensino e seus envolvidos se reduzem ao mero cumprimento da dessa lei, a qual procura garantir uma educação democrática, que não cala suas minorias, visa à diversidade cultural, valoriza suas origens, e prega a formação integral e cidadã para todos, no intuito de diminuir a desigualdade racial no Brasil. Para tanto o trabalho transcorreu sobre conceitos de Raça, Racismo, Cultura, Cultura Afro-Brasileira e Currículo, para depois, por meio de uma metodologia de análise de conteúdos, verificar a forma como o material didático disponível para professor e aluno da Educação Básica, de duas escolas públicas, uma municipal e uma estadual do Estado de São Paulo têm abordado os temas relativos às questões étnico-raciais. Como resultado das análises da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e Orientações Curriculares (SÃO PAULO, 2013) concluímos que o currículo assim como trouxemos nos conceitos anteriores, ainda se apresenta numa visão tecnicista, que prioriza os resultados acima do processo e molda o aluno para o mercado de trabalho. As estruturas dominantes desse processo não incluem a representação positiva da cultura africana, nem do aluno negro, pois quando se da o direito a uma minoria (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Cultura afro-brasileira, Livros didáticos

Como citar

SILVA, Amanda Caroline da. A cultura afro-brasileira retratada na escola: uma análise do livro didático de história no 5º ano do ensino fundamental. 2018. 106 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.