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Publicação:
Narrativas de uma Pibidiana: temática da africanidade em sala de aula

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Data

Orientador

Chaluh, Laura Noemi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Not available

Resumo (português)

Neste trabalho socializo parte de minha experiência enquanto bolsista Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no período de agosto a dezembro de 2017, quando acompanhei uma turma do quarto ano, com a qual, junto com a professora parceira, desenvolvemos o Projeto África. Para dar início ao referido projeto partimos da leitura do livro Diário de Pilar na África (SILVA, 2015) e realizamos atividades em sala de aula referentes ao livro. Pela importância dessa experiência, decidi desenvolver uma pesquisa narrativa (LIMA, GERALDI, GERALDI, 2015) que toma como objeto de estudo minha experiência docente no contexto do Pibid. O objetivo geral da pesquisa é analisar a organização do trabalho pedagógico desenvolvido por mim, junto com a professora parceira, que teve como eixo a discussão acerca das contribuições dos povos africanos na constituição da cultura nacional brasileira. A produção dos dados foi feita a partir dos seguintes instrumentos: meu diário de bordo, meus planejamentos, memorial, produções escritas dos alunos e materiais didáticos desenvolvidos durante o projeto. Paralelamente desenvolvi uma pesquisa bibliográfica de artigos localizados no SciELO (Scientific Electronic Library Online) considerando as palavras-chave: Africanidades, Diversidade Étnico-Racial, Lei 10.639 e Afrodescendente. De acordo com esse levantamento, constatei uma produção significativa em 15 anos após a criação da lei 10.639, todavia ainda são inúmeros os percalços e desafios frente a sua implementação. O que de certo modo, exige um empenho da equipe pedagógica em conhecer a referida lei, planejar e executar o trabalho pedagógico de maneira a problematizar, desconstruir e conhecer quais foram às contribuições da cultura africana de acordo com as especificidades da lei

Descrição

Palavras-chave

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil), Salas de aula, Africanos, Cultura, Pluralismo cultural, Brasil, Africa

Idioma

Português

Como citar

VILARIM, Sara Nunes. Narrativas de uma Pibidiana: temática da africanidade em sala de aula. 2018. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

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