Logotipo do repositório
 

Publicação:
Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Ginciene, Guy
Parente, Thomás Augusto

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Educação Física - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Not available

Resumo (português)

O tênis, modalidade esportiva bastante conhecida nos dias de hoje, começou a ser praticado em 1874, na Inglaterra. Em 1888, a prática chegou ao Brasil, principalmente como forma de lazer e, com o passar do tempo foi se concretizando devido às conquistas mundialmente conhecidas de Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten. Apesar do destaque alcançado por esses atletas, a modalidade no Brasil não está entre as mais praticadas, gerando diversas dúvidas dos motivos que levam ao desinteresse dos brasileiros, entre eles a barreira de ser um esporte de elite e os métodos aplicados ao ensino. Diante disso, objetivo deste estudo foi de conhecer o que a produção científica tem produzido sobre o ensino do tênis. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa documental sobre a temática. O estudo se dividiu em duas etapas, as quais: (1) busca de artigos nas bases de dados Scielo e LILACS, utilizando como palavra-chave o tênis. Buscando a temática principal do presente trabalho foram analisados os títulos e resumos dos artigos para identificar se estavam relacionados ao ensino da modalidade, e, após a análise foram encontrados seis artigos; (2) leitura dos artigos e consequentemente, a categorização e apresentação seguindo os critérios: objetivos, métodos, participantes e principais resultados. Para a discussão do último item, três categorias foram criadas agrupando os artigos semelhantes, são elas: a) métodos de ensino/treino; b) formação dos atletas/talentos; c) dimensão tática. A partir dos resultados foi possível observar que apesar da carência de estudos sobre a modalidade em língua portuguesa é possível identificar como é feito o processo pedagógico, seguindo diferentes abordagens da Pedagogia do Esporte, o que pode contribuir com a formação do professor/treinador brasileiro e favorecer o desenvolvimento dos alunos na prática do tênis

Descrição

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Esportes, Tenis (Jogo), Tenis (Jogo) - Treinamento, Professores - Formação, Brasil

Idioma

Português

Como citar

BERALDO, Letícia Sperandio. Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis. 2018. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação