Publicação: Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Ginciene, Guy 

Parente, Thomás Augusto 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not available
Resumo (português)
O tênis, modalidade esportiva bastante conhecida nos dias de hoje, começou a ser praticado em 1874, na Inglaterra. Em 1888, a prática chegou ao Brasil, principalmente como forma de lazer e, com o passar do tempo foi se concretizando devido às conquistas mundialmente conhecidas de Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten. Apesar do destaque alcançado por esses atletas, a modalidade no Brasil não está entre as mais praticadas, gerando diversas dúvidas dos motivos que levam ao desinteresse dos brasileiros, entre eles a barreira de ser um esporte de elite e os métodos aplicados ao ensino. Diante disso, objetivo deste estudo foi de conhecer o que a produção científica tem produzido sobre o ensino do tênis. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa documental sobre a temática. O estudo se dividiu em duas etapas, as quais: (1) busca de artigos nas bases de dados Scielo e LILACS, utilizando como palavra-chave o tênis. Buscando a temática principal do presente trabalho foram analisados os títulos e resumos dos artigos para identificar se estavam relacionados ao ensino da modalidade, e, após a análise foram encontrados seis artigos; (2) leitura dos artigos e consequentemente, a categorização e apresentação seguindo os critérios: objetivos, métodos, participantes e principais resultados. Para a discussão do último item, três categorias foram criadas agrupando os artigos semelhantes, são elas: a) métodos de ensino/treino; b) formação dos atletas/talentos; c) dimensão tática. A partir dos resultados foi possível observar que apesar da carência de estudos sobre a modalidade em língua portuguesa é possível identificar como é feito o processo pedagógico, seguindo diferentes abordagens da Pedagogia do Esporte, o que pode contribuir com a formação do professor/treinador brasileiro e favorecer o desenvolvimento dos alunos na prática do tênis
Descrição
Palavras-chave
Educação física - Estudo e ensino, Esportes, Tenis (Jogo), Tenis (Jogo) - Treinamento, Professores - Formação, Brasil
Idioma
Português
Como citar
BERALDO, Letícia Sperandio. Métodos de ensino da pedagogia do esporte aplicados ao tênis. 2018. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.