Publicação: A inovação do discurso à prática: reflexões e proposta de evento com micro e pequenas empresas de Bauru
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Porém, Maria Eugênia 

Veras, Tainah Schuindt Ferrari 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This research has the objective of investigating the perception of innovation present in micro and small enterprises in the food sector in Bauru, specifically from the perspective of their entrepreneurs, and also identifies whether internal communication can support the development of an innovative environment in these companies and how can this be done day by day. In order to reach this objective, the work involves a bibliographical survey, a field research, and, based on the information obtained in these two phases, presents a proposal for an event for the training of entrepreneurs of micro and small enterprises, focusing on the development of a culture of innovation. The results indicate that it is necessary to strengthen awareness in micro and small enterprises about the importance of innovation and the fact that it is something that can be constructed from communication, without the need for high investments, indicating the ways in which these actions are carried out in daily life.
Resumo (português)
Essa pesquisa tem o objetivo de investigar a percepção sobre inovação presente nas micro e pequenas empresas do setor alimentício da cidade de Bauru, especificamente sob a ótica de seus empresários, identificando ainda se a comunicação interna pode apoiar o desenvolvimento de um ambiente inovativo nessas empresas e como isso pode ser feito no dia a dia. Para alcançar tal objetivo, o trabalho envolve um levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo, e, com base nas informações obtidas nessas duas fases, apresenta uma proposta de evento para a capacitação de empresários das micro e pequenas empresas, com enfoque no desenvolvimento de uma cultura de inovação. Os resultados indicam que é preciso fortalecer nas micro e pequenas empresas a consciência quanto à importância da inovação e quanto ao fato de que se trata de algo que pode ser construído a partir da comunicação, sem que sejam necessários altos investimentos, indicando caminhos para que essas ações sejam realizadas no cotidiano.
Descrição
Palavras-chave
Pequenas e médias empresas, Comunicação, Relações públicas, Communication
Idioma
Português
Como citar
SCURSONI, Beatriz Galante Lanza. A inovação do discurso à prática: reflexões e proposta de evento com micro e pequenas empresas de Bauru. 2018. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.