Machado de Assis e Julio Bressane: imagens da filosofia moral

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-01-20

Autores

Pedroso, Raquel Cristina Ribeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O trabalho compromete-se com o estudo das relações entre literatura e audiovisual, em particular no que se refere aos diálogos entre a obra de Machado de Assis e o cinema de Julio Bressane. Partindo de temas relacionados à problematização das pulsões e condutas morais entrevistas nas obras de Machado, buscamos dialogar a respeito do modo como se opera a interlocução entre a, por assim dizer, cosmovisão machadiana e as criações cinematográficas de Bressane, processo mediado pelo princípio da tradução e da transcriação de certos temas e procedimentos. A pesquisa relaciona o romance Memórias póstumas de Brás Cubas (1880-81) e os contos “Um esqueleto” (1875) e a “Causa secreta” (1896), obras de Machado de Assis, ao audiovisual de Julio Bressane para os filmes Brás Cubas (1985) e A erva do rato (2008). A proposta de estudo envolve a tessitura de imagens da filosofia moral na obra machadiana, compreendida, a partir da assimilação de motivos tratados pelos moralistas franceses dos séculos XVII e XVIII, e a investigação de temas reincidentes do autor transcriados para o cinema, como processo de tradução crítica e de referência de códigos linguísticos. Dentro do recorte temático e do corpus da pesquisa buscamos iluminar aspectos tanto da obra de Machado como do jeito bressaniano de fazer cinema
The thesis aims to study the relationship between literature and audiovisual, especially in respect to the dialogues between the writes of Machado de Assis and the cinema of Julio Bressane. Starting from themes related to the problematization of human drives and moral conduct that can be seen in the works of Machado de Assis, we seek to relate how it operates the interlocution between the, so to speak, Machado's cosmovision and Julio Bressane's cinematographic creations, a process mediated by the principle of translation and transcription of certain topics and procedures. The research links the novel “The Posthumous Memoirs of Bras Cubas" (1880-81) and the short stories “A skeleton” (1875) and “The secret Cause” (1896), works by Machado de Assis, with Julio Bressane's audiovisual for the films Bras Cubas (1985) and A erva do rato (2008). The study proposal involves the comprehension of images of moral philosophy in Machado's works, understood, from the assimilation of motives treated by French moralists of the 17th and 18th centuries, and the investigation of recurrent themes of the author transcribed to the cinema, as a process of critical translation and of references language codes. Within the thematic framework and the corpus of the research, we seek to illuminate aspects both of Machado's work and of the Bressane's way of making cinema

Descrição

Palavras-chave

Machado de Assis (1839-1908), Julio Bressane (1946-), Cinema, Literatura e moral

Como citar