O estado de bem-estar social e a educação da pessoa com deficiência na perspectiva inclusiva

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Data

2019

Autores

Lizeo, Ligia Maria de Almeida [UNESP]
Santo, Stela Cezare do [UNESP]
Monti, Luísa Leôncio [UNESP]

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Editor

Editora Ibero-Americana de Educação

Resumo

O presente ensaio suscita uma discussão que tem por objetivo investigar o cenário histórico no qual surgiram os termos deficiência e educação especial, através e, principalmente, durante o regime de Bem-Estar social instaurado durante o período da ditadura brasileira e as marcas deixadas na constituição das políticas sociais. Aborda-se a evolução das políticas públicas mais relevantes da área em âmbito nacional e estadual (São Paulo). Quando se fala em deficiência, em especial a deficiência intelectual, observa-se um ganho em direitos, devido ao fortalecimento de políticas públicas de um contingente populacional que, historicamente, esteve a margem da sociedade, em situação de segregação das mais diversas formas. Harmonizar educação e deficiência começou ganhar significado no pensamento iluminista, o qual considerou a questão da igualdade. Mais tarde, com a gênese do Estado de Bem-Estar Social, o Estado protagonizou a provisão de serviços sociais, iniciando o discurso dos direitos humanos e movimentos sociais.

Descrição

Palavras-chave

Políticas públicas, Direitos sociais, Inclusão, Educação

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