Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas

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Data

2005-06

Autores

Tuleski, Silvana C. [UNESP]
Eidt, Nádia M.
Menechinni, Andria N.
Silva, Elisângela F. Da
Sponchiado, Dirlene
Colchon, Patrícia D.

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Editor

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia

Resumo

The purpose of this study is to discuss the work of a group of Psychology students from the State University of Maringá (UEM) at a public school, in 2000. The importance of their work is the characterization the role of the school psychologist, as well as his practices, which was made possible through a critical examination of the relationships established in that school in regard to indiscipline and teaching practices. The idea of an intervention arose from the complaints expressed and which were related to indiscipline among students in the first year of grammar school. The work involved teachers, parents, the technical-pedagogical team and students. It was observed that some teachers were capable of identifying a relationship between indiscipline, social context, teaching practice and school context. Besides that, it was observed integration among students along with the decline of rivalry and unruly behavior.
O presente estudo busca apresentar o trabalho da Equipe de Estágio do 5º ano de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em uma escola pública, no ano de 2000. A importância deste trabalho está na reflexão sobre o papel do psicólogo escolar, bem como de suas práticas, considerando que o trabalho realizado desenvolveu um processo de questionamento das relações estabelecidas nessa escola no que diz respeito à indisciplina e à prática pedagógica. Uma intervenção foi proposta a partir das queixas apresentadas, relacionadas à indisciplina dos alunos das quintas séries. O trabalho envolveu os integrantes da instituição escolar: professores, pais, equipe técnico-pedagógica e alunos. Como resultados pôde-se verificar que alguns integrantes do grupo de professores conseguiram perceber as relações existentes entre indisciplina, contexto escolar e social e prática pedagógica. Além disso, ocorreu uma integração entre os alunos, diminuindo a rivalidade e a indisciplina existentes entre eles.

Descrição

Palavras-chave

Teaching practices, Indiscipline, Pupil-teacher relationship, Psicologia escolar, Prática pedagógica, Relação professor-aluno, Indisciplina

Como citar

Revista do Departamento de Psicologia. UFF. Niterói, RJ, Brazil: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, v. 17, n. 1, p. 129-137, 2005.

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