Resistência do solo à penetração, após o tráfego com dois tipos de pneus utilizando-se um equipamento para ensaio dinâmico

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Data

2003-08

Autores

Nagaoka, Alberto K.
Lanças, Kléber P. [UNESP]
Castro Neto, Pedro
Lopes, Afonso
Guerra, Saulo P. S. [UNESP]

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Editor

Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG

Resumo

The main objective of this research was to evaluate the soil cone index results as a function of tyre type (radial and bias tyres) and tyre load using a single wheel testing equipment and verifying the effect on the layers after tyre traffic. This equipment was projected for linking at the rear of a tractor and was activated by the power with the purpose of testing individual tyre under field conditions and constituted of a mechanical transmission box and electronic instruments of measurement. This study was conducted at the Agricultural Tyre Testing Center - NEMPA of Rural Engineering Department, Faculty of Agronomic Sciences, UNESP, Botucatu, SP. The data obtained were analyzed considering a random block experimental design in split plot with tyre in the main plot (radial and bias tyres) and tyre load (10.000 N, 13.000 N, 16.000 N and 19.000 N) in the split plots with five repetitions. The radial tyre showed advantage in relation to bias tyre showing small cone index values. The highest loads provoked largest cone index values and its increments in the layers of 0 to 10 cm and 10 to 20 cm.
Com este trabalho objetivou-se, principalmente, avaliar a resistência do solo à penetração, em função do tipo de pneu (diagonal e radial) e da carga vertical, utilizando-se um equipamento de ensaio de pneu agrícola individual, e verificar os efeitos nas camadas do solo pela passagem do pneu. O equipamento utilizado foi projetado para ser acoplado na traseira do trator e acionado pela tomada de potência afim de realizar ensaios de pneus em condições de campo, sendo ainda, constituído, de uma caixa de transmissão mecânica de trator e instrumentos eletrônicos de medição. Este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP) em Botucatu. Os dados obtidos no experimento foram analisados considerando-se o delineamento experimental em blocos, no esquema de parcelas subdivididas, tendo na parcela os pneus (radial e diagonal) e na subparcelas as cargas (10.000, 13.000, 16.000 e 19.000 N) com cinco repetições. O pneu radial mostrou vantagem em relação ao diagonal, por apresentar menores valores de índice de cone. As cargas mais elevadas provocaram maiores valores de índice de cone e seus incrementos, nas camadas de 0 a 10 e de 10 a 20 cm.

Descrição

Palavras-chave

cone index, soil compaction, agricultural tyre, índice de cone, compactação do solo, pneu agrícola

Como citar

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Campina Grande, PB, Brazil: Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, v. 7, n. 2, p. 387-393, 2003.

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