Análise da padronização, organização e racionalização no atendimento de pacientes em clínica de ensino odontológico.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-10-26

Autores

Nunes Junior, Nilson Antonio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando a relevância da padronização, organização, racionalização e ergonomia para o sucesso nas ações realizadas no atendimento odontológico e prevenção de doenças ocupacionais, o objetivo do presente trabalho foi analisar a eficácia da implementação da filosofia Lean Healthcare em uma clínica de ensino da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA/UNESP). Foram realizadas ações com base nas ferramentas intervencionistas do Kaizen e sistema 5S para padronizar, organizar e racionalizar os atendimentos clínicos, proporcionado uma melhor ergonomia para o cirurgião-dentista. O estudo apresentou uma parcimônia do uso dos recursos humanos e materiais, maior controle sobre o atendimento odontológico e suas intercorrências, bem como o aproveitamento da criatividade da equipe na resolução de deficiências organizacionais e estruturais presente no consultório de cirurgia, diminuindo o tempo de atendimento e melhorando a qualidade dos serviços prestados.
Considering the relevance of standardization, organization, rationalization and ergonomics for the success of actions carried out in dental care and prevention of occupational diseases, the objective of the present work was to analyze the effectiveness of implementing the Lean Healthcare philosophy in a teaching clinic at the Faculty of Dentistry of Araçatuba (FOA / UNESP). Actions were carried out based on interventionist tools from Kaizen and the 5S system to standardize, organize and rationalize clinical care, providing better ergonomics for the dental surgeon. The study showed a parsimony in the use of human and material resources, greater control over dental care and its complications, and also as taking advantage of the team's creativity in solving organizational and structural deficiencies present in the surgery office, reducing the time of service and improving the quality of the services provided.

Descrição

Palavras-chave

Assistência odontológica, Gerenciamento clínico, Ergonomia, Clínicas odontológicas, Dental clinics

Como citar