Contribuições da instituição museológica para a história ambiental, educação ambiental e patrimonial: o Ecomuseu de Mirante do Paranapanema, SP, Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06-18

Autores

Souza, Graziella Plaça Orosco de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Partindo de reflexão sobre a contribuição da instituição museológica para a História Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Patrimonial, com vistas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, esta pesquisa de doutorado objetivou investigar o papel do ecomuseu na preservação do patrimônio e na valorização da cultura camponesa. Para tanto, foi acompanhado o processo de constituição do Ecomuseu de Mirante do Paranapanema, que surge da demanda da comunidade assentada em preservar a História do Assentamento São Bento e valorizar a cultura e patrimônio locais. A identidade dos assentados participantes desta pesquisa se ancora em dois grandes temas: a História do Aldeamento Guarani, descoberto a partir da instalação de um Sistema AgroFlorestal sobre um sítio arqueológico, e a História da luta pela terra e do próprio Assentamento São Bento. Estes temas foram norteadores da concepção do ecomuseu, da organização da documentação museográfica e das ações pensadas para o desenvolvimento da Educação Ambiental e Patrimonial. A partir da demanda levantada, os procedimentos metodológicos envolveram: o levantamento de aspectos históricos e culturais da região; entrevistas com atores sociais; a curadoria de peças arqueológicas encontradas pelos assentados; a musealização e expografia do acervo do ecomuseu e; ações de Educação Ambiental e Patrimonial desenvolvidas no âmbito da instituição museológica. Os resultados demonstraram a contribuição da instituição museológica como facilitadora da sensibilização em relação à preservação do meio ambiente, e como as discussões e ações desenvolvidas para concepção do ecomuseu podem colaborar para o trabalho em Educação Ambiental e Patrimonial, favorecendo o entendimento dos envolvidos em relação ao seu lugar e responsabilidade para com a natureza e com o patrimônio cultural nela inserido. Tornou-se evidente que, além do assentamento da reforma agrária configurar-se, no cenário social e político, como território de resistência, o ecomuseu também se configura um território de luta porque ele, em si, é a manifestação da resistência.
Starting from a reflection on the contribution of the museological institution to Environmental History, Environmental Management, Environmental and Heritage Education, with a view to environmental preservation and sustainable development, this doctoral research aimed to investigate the role of the ecomuseum in the preservation of heritage and in the valorization of peasant culture. To this end, the process of setting up the Mirante do Paranapanema Ecomuseum was followed, which arises from the demand of the community based on preserving the History of the São Bento Settlement and valuing the local culture and heritage. The identity of the settlers participating in this research is anchored in two major themes: the History of the Guarani Village, discovered from the installation of an Agro-Forestry System over an archaeological site, and the History of the struggle for land and the São Bento Settlement itself. These themes guided the conception of the ecomuseum, the organization of museographic documentation and the actions designed for the development of Environmental and Heritage Education. Based on the demand raised, the methodological procedures involved: the survey of historical and cultural aspects of the region; interviews with social actors; curating archaeological pieces found by settlers; musealization and expography of the ecomuseum collection and; Environmental and Heritage Education actions developed within the scope of the museological institution. The results demonstrated the contribution of the museological institution as a facilitator of awareness in relation to the preservation of the environment, and how the discussions and actions developed for the design of the ecomuseum can collaborate for the work in Environmental and Heritage Education, favoring the understanding of those involved in relation to the its place and responsibility towards nature and the cultural heritage inserted in it. It has become evident that, in addition to the establishment of agrarian reform, in the social and political scenario, it is configured as a territory of resistance, the ecomuseum is also a territory of struggle because it, in itself, is the manifestation of resistance.

Descrição

Palavras-chave

História ambiental, Educação ambiental, Patrimônio cultural, Museus e comunidade, Abordagem interdisciplinar do conhecimento, Environmental history, Environmental education, Cultural heritage, Museums and community, Interdisciplinary approach to knowledge

Como citar